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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55882
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Título: | Efeitos da contação de histórias sobre a aceitação de fruta por crianças da rede pública de ensino do município de Carpina-PE |
Autor(es): | SILVA, Suzana Santana da |
Palavras-chave: | Educação alimentar e nutricional; Criança; Educação infantil |
Data do documento: | 1-Abr-2024 |
Citação: | SILVA, Suzana Santana da. Efeitos da contação de histórias sobre a aceitação de fruta por crianças da rede pública de ensino do município de Carpina-PE. 2024. 45 f. TCC (Bacharelado em Nutrição) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Abstract: | A infância destaca-se por ser uma fase de intenso crescimento e desenvolvimento, sendo necessário uma atenção aos hábitos alimentares e às necessidades nutricionais das crianças, de modo a assegurar um adequado crescimento e desenvolvimento. Neste contexto, a escola é um ambiente de aprendizado contínuo e troca de saberes e tem se tornado um cenário oportuno, tanto para promover ações educativas bem como para ampliar o acesso a uma alimentação saudável através de estratégias de intervenções nutricionais. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da contação de histórias sobre a aceitação de fruta por crianças da rede pública de ensino do município de Carpina - PE. O estudo foi do tipo intervenção, no qual foi desenvolvida uma contação de história como proposta de educação alimentar e nutricional, com 34 alunos matriculados na escola Marechal Rondon na cidade de Carpina-PE do turno matutino, sendo estes com idades entre dois (02) a seis (06) anos. A contação durou cerca de 8 minutos e tinha por título “A aventura da Laranja”, tendo um total de 5 personagens sendo “Lara, a laranja” a personagem principal, e foi desenvolvida a fim de expor para as crianças as propriedades nutricionais e os benefícios à saúde proporcionados pelo consumo da laranja de forma lúdica e com uma linguagem acessível à capacidade cognitiva das crianças. Após a contação da história foi realizado o momento de degustação da fruta e posteriormente aplicado os questionários com cada criança individualmente, sendo utilizado a escala hedônica facial adaptada e a classificação do consumo para a coleta dos dados. Após a proposta de intervenção foi observado 90% e 78,6% de aceitação da fruta pelo grupo intervenção e controle respectivamente, com relação ao consumo da fruta o grupo intervenção apresentou maior percentual cerca de 70% para a faixa de consumo alta, diferente do observado no grupo controle com um percentual de 14,3% para a faixa de consumo alta, tendo a proposta de intervenção uma aceitação de 95% pelas crianças. Neste sentido, ficou evidenciado que a contação de história exerceu efeito positivo sobre a aceitação e o consumo de fruta pelas crianças. Além disso, a intervenção realizada teve uma ótima aceitação pelas crianças que participaram do momento, mostrando que a contação de histórias é um instrumento efetivo para ações de educação alimentar e nutricional no âmbito escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55882 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
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