Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55877

Compartilhe esta página

Título: A prática docente na educação do campo e suas imbricações com o cotidiano.
Autor(es): SILVA, Aline Josefa da
Palavras-chave: Práticas docentes; Educação do campo; Multissérie
Data do documento: 11-Mar-2024
Citação: SILVA, Aline Josefa da. A prática docente na educação do campo e suas imbricações com o cotidiano. 2024. Trabalho de Cnclusão de Curso( Pedagogia). Universidade Federal de Pernambuco, CARUARU, 2024.
Abstract: A presente pesquisa se insere no campo educacional objetivando compreender as práticas docentes na educação do campo e suas imbricações com o cotidiano trazendo o fazer docente e sua prática no currículo campesino, no processo de ensino-aprendizagem e nas especificidades do campo. Assim, para compreender de forma discursiva como se dá a prática docente em escolas do campo que possuem turmas multisseriadas, bem como, currículo, processo de ensino-aprendizagem e fazer docente foram mobilizados autores como Almeida (2014), Bragagnolo e Luna (2004), Kolling (2002), Caldart (2009), Hage (2008). A pesquisa tem como perspectiva metodológica a entrevista semiestruturada e para análise dos dados foi utilizada a teoria do discurso de Laclau e Mouffe, compreendendo a necessidade de abarcar o tempo e o momento em um contexto que insere o real, político e social. Os resultados deste estudo revelam que a prática docente ocorre mediante o cotidiano, as relações entre os sujeitos, os saberes e vivências inerentes ao professor, portanto uma prática em movimento. Também foi possível identificar que a educação campesina se caracteriza pela presença forte da cultura local, das tradições e do sentimento de pertencimento dos sujeitos, sendo assim possível concluir que, a prática docente nas turmas multisseriadas do campo se dá mediante a corporificação do currículo pensado e vivido, com a finalidade de relacionar os conteúdos teóricos aos saberes práticos que são inerentes aos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55877
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aline Josefa da SIlva..pdf298 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons