Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55862
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NOGUEIRA, Amanda Mansur Custodio | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Ewerton Gabriel de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-12T13:16:49Z | - |
dc.date.available | 2024-04-12T13:16:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-22 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ewerton Gabriel de Almeida. Projeto de Pitch Bible: produção de uma animação 2d com representatividade lgbtqiapn+. 2024. 94 f. TCC (Graduação) - Curso de Design, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55862 | - |
dc.description.abstract | A indústria de animação no Brasil está experimentando um notável crescimento e expansão. Isso se deve aos esforços conjuntos do governo, da iniciativa privada e dos profissionais do setor, que fortaleceram o campo da animação no país. O aumento do acesso à tecnologia e das habilidades dos profissionais também contribuiu para o crescimento dessa indústria. A diversidade de estilos e temáticas abordadas nas animações brasileiras, incluindo questões sociais, culturais e de gênero, tem ampliado seu alcance e relevância. No entanto, ainda há resistência em relação à representatividade LGBTQIAPN+ nas animações, especialmente nas produções voltadas para o público infantil-juvenil. Essa resistência reflete valores conservadores e limita a inclusão e a representatividade. A presente pesquisa busca promover a conscientização e o apoio a essa comunidade, através da inclusão do tema em animações infanto-juvenis. Portanto, teve como objetivo geral o de produzir uma pitch bible LGBTQIAPN+ em animação 2D, aplicando característica de Mangá. Para isso, adotou uma abordagem metodológica exploratória. Junto a isso, realizou um revisão bibliográfica e análise de exemplos que embasam o processo. Utilizou-se também propostas de produções de pitch bible de autores e estúdios relevantes nessa área. Isso auxiliou no desenvolvimento do roteiro, alinhado à visão estabelecida e criação de elementos visuais atraentes. Como resultado, foi elaborada uma pitch bible que apresenta a visão, o conceito e os detalhes do projeto de animação 2D LGBTQIAPN+. A pitch bible criada buscou transmitir de forma clara e convincente a importância da representatividade LGBTQIAPN+, bem como o potencial de impacto dessa animação e de sua narrativa visual. Tanto o objetivo geral, como os objetivos específicos foram alcançados. Por fim, a pesquisa realizada estabeleceu um sólido ponto de partida para a criação de uma animação que promova a inclusão, a representatividade e a conscientização sobre as orientações sexuais. | pt_BR |
dc.format.extent | 94p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pitch Bible | pt_BR |
dc.subject | Mangá | pt_BR |
dc.subject | LGBTQIAPN+ | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.title | Projeto de Pitch Bible: produção de uma animação 2D com representatividade LGBTQIAPN+. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0341879306272619 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The animation industry in Brazil is experiencing remarkable growth and expansion. This is due to the joint efforts of the government, private initiative, and industry professionals, who have strengthened the field of animation in the country. The increased access to technology and the skills of professionals have also contributed to the growth of this industry. The diversity of styles and themes addressed in Brazilian animations, including social, cultural, and gender issues, has expanded their reach and relevance. However, there is still resistance regarding LGBTQIAPN+ representation in animations, especially in productions aimed at children and teenagers. This resistance reflects conservative values and limits inclusion and representation. This research aims to promote awareness and support for this community through the inclusion of LGBTQIAPN+ themes in children and youth animations. Therefore, its general objective was to produce an LGBTQIAPN+ 2D animation pitch bible, applying Manga characteristics. To achieve this, an exploratory methodological approach was adopted. In addition, a literature review and analysis of examples that underpin the process were conducted. Proposed pitch bible productions from relevant authors and studios in this area were also used. This assisted in the development of the script, aligned with the established vision, and the creation of visually appealing elements. As a result, a pitch bible was created that presents the vision, concept, and details of the LGBTQIAPN+ 2D animation project. The created pitch bible sought to clearly and convincingly convey the importance of LGBTQIAPN+ representation, as well as the potential impact of this animation and its visual narrative. Both the general objective and the specific objectives have been achieved. Finally, the conducted research has established a solid starting point for the creation of an animation that promotes inclusion, representation, and awareness of sexual orientations. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ewerton Gabriel de Almeida Santos.pdf | 34,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons