Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55827
Share on
Title: | Os desafios da implementação das competências socioemocionais na rede pública de Gravatá - PE. |
Authors: | FRANCO, Maria Luiza de Araujo |
Keywords: | Competências socioemocionais; Rede pública; Educação |
Issue Date: | 20-Mar-2024 |
Citation: | FRANCO, Maria Luiza de Araujo. Os desafios da implementação das competências socioemocionais na rede pública de Gravatá - PE. 2024. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Graduação em Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A urgência da expansão da Educação Socioemocional é notável nos dias atuais, dada sua capacidade de promover saúde mental em sociedades contemporâneas fragilizadas. Embora não seja uma solução universal para os conflitos do mundo, ela é reconhecida como uma ferramenta valiosa para estabelecer relações interpessoais saudáveis, especialmente no ambiente escolar, permitindo que os alunos compreendam e gerenciem suas emoções diante dos desafios da vida escolar e pessoal. Nesse contexto, esta pesquisa busca contribuir teoricamente para a implementação de uma educação socioemocional integral na escola pública, trazendo reflexões significativas para o trabalho de coordenadores e professores. O estudo visa analisar os desafios e as estratégias para a implementação das competências socioemocionais nas escolas do município de Gravatá-PE, seguindo os documentos norteadores para a prática, através de uma pesquisa de campo, utilizando como método de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, e analisadas à luz da análise de conteúdo de Bardin (1977). A formação de professores e o fortalecimento do vínculo família-escola são os principais aliados para a implementação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55827 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Luiza de Araujo Franco.pdf | 246,84 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License