Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55827

Share on

Title: Os desafios da implementação das competências socioemocionais na rede pública de Gravatá - PE.
Authors: FRANCO, Maria Luiza de Araujo
Keywords: Competências socioemocionais; Rede pública; Educação
Issue Date: 20-Mar-2024
Citation: FRANCO, Maria Luiza de Araujo. Os desafios da implementação das competências socioemocionais na rede pública de Gravatá - PE. 2024. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Graduação em Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A urgência da expansão da Educação Socioemocional é notável nos dias atuais, dada sua capacidade de promover saúde mental em sociedades contemporâneas fragilizadas. Embora não seja uma solução universal para os conflitos do mundo, ela é reconhecida como uma ferramenta valiosa para estabelecer relações interpessoais saudáveis, especialmente no ambiente escolar, permitindo que os alunos compreendam e gerenciem suas emoções diante dos desafios da vida escolar e pessoal. Nesse contexto, esta pesquisa busca contribuir teoricamente para a implementação de uma educação socioemocional integral na escola pública, trazendo reflexões significativas para o trabalho de coordenadores e professores. O estudo visa analisar os desafios e as estratégias para a implementação das competências socioemocionais nas escolas do município de Gravatá-PE, seguindo os documentos norteadores para a prática, através de uma pesquisa de campo, utilizando como método de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, e analisadas à luz da análise de conteúdo de Bardin (1977). A formação de professores e o fortalecimento do vínculo família-escola são os principais aliados para a implementação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55827
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Maria Luiza de Araujo Franco.pdf246,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons