Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/558
Título: Construção social de uma rede informal de mentoria nas incubadoras de base tecnológica do Recife
Autor(es): Felipe Albuquerque fell, André
Palavras-chave: Redes Sociais;Capital Social;Mentoria;Cognição Empreendedora;Incubadora de empresas
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Felipe Albuquerque fell, André; Maria Rodrigues Calado Dias, Sônia. Construção social de uma rede informal de mentoria nas incubadoras de base tecnológica do Recife. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Este estudo descreve como se estruturam as redes informais dos empresários participantes das incubadoras de empresas de base tecnológica do Recife. Mais especificamente, como se estruturam as redes de relações surgidas entre os empresários e seus mentores. Trata-se de um estudo de caso, com uma amostra que reúne mais de 50% dos empresários das sete incubadoras de base tecnológica do Recife. É usado um modelo multidimensional e multimétodo com base na abordagem teórica do capital social. A partir deste modelo, são identificadas as dimensões cognitiva, estrutural e relacional da rede informal de apoio aos empresários nos novos campos de carreira. Faz-se um corte epistemológico ao limitar o estudo aos padrões de rede caracterizados por conteúdos específicos nela transacionados, a saber: as redes de amizade, de informação, de confiança e de mentoria. São analisadas as interligações das dimensões do capital social da rede de mentoria para mostrar a construção destas relações no contexto das incubadoras. Para a medição das funções da mentoria, um instrumento de medida foi construído e validado. A análise fatorial mostrou que as funções da mentoria denominadas modelagem de papéis e proteção carregaram em dimensões diferentes das preconizadas pela teoria existente. Identificou-se que a rede de confiança é maior do que a rede de informação e que laços fortes de interação estão relacionados às funções da mentoria, especialmente às funções psicossociais. Os achados também mostraram que a construção da rede de apoio dos empresários incubados é baseada na diversidade de papéis. No que diz respeito à rede de mentoria, ocorreram principalmente relações tradicionais, com poucos mentores e laços fortes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/558
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Administração

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4056_1.pdf3,54 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.