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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/558

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria Rodrigues Calado Dias, Sônia pt_BR
dc.contributor.authorPontes Régis, Helderpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:03:43Z-
dc.date.available2014-06-12T15:03:43Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationPontes Régis, Helder; Maria Rodrigues Calado Dias, Sônia. Construção social de uma rede informal de mentoria nas incubadoras de base tecnológica do Recife. 2005. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/569-
dc.description.abstractEste estudo descreve como se estruturam as redes informais dos empresários participantes das incubadoras de empresas de base tecnológica do Recife. Mais especificamente, como se estruturam as redes de relações surgidas entre os empresários e seus mentores. Trata-se de um estudo de caso, com uma amostra que reúne mais de 50% dos empresários das sete incubadoras de base tecnológica do Recife. É usado um modelo multidimensional e multimétodo com base na abordagem teórica do capital social. A partir deste modelo, são identificadas as dimensões cognitiva, estrutural e relacional da rede informal de apoio aos empresários nos novos campos de carreira. Faz-se um corte epistemológico ao limitar o estudo aos padrões de rede caracterizados por conteúdos específicos nela transacionados, a saber: as redes de amizade, de informação, de confiança e de mentoria. São analisadas as interligações das dimensões do capital social da rede de mentoria para mostrar a construção destas relações no contexto das incubadoras. Para a medição das funções da mentoria, um instrumento de medida foi construído e validado. A análise fatorial mostrou que as funções da mentoria denominadas modelagem de papéis e proteção carregaram em dimensões diferentes das preconizadas pela teoria existente. Identificou-se que a rede de confiança é maior do que a rede de informação e que laços fortes de interação estão relacionados às funções da mentoria, especialmente às funções psicossociais. Os achados também mostraram que a construção da rede de apoio dos empresários incubados é baseada na diversidade de papéis. No que diz respeito à rede de mentoria, ocorreram principalmente relações tradicionais, com poucos mentores e laços fortes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectCapital Socialpt_BR
dc.subjectMentoript_BR
dc.subjectCognição Empreendedora Incubadora de empresaspt_BR
dc.titleConstrução social de uma rede informal de mentoria nas incubadoras de base tecnológica do Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

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