Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55793

Comparte esta pagina

Título : Desafios do ensino remoto emergencial : as contribuições de docentes tutores de resiliência à formação inicial de professoras e professores no contexto da pandemia por Covid-19
Autor : BEZERRA, Maria Marilane Monteiro de Moura
Palabras clave : COVID 19, Pandemia de, 2020-; Ensino remoto; Professores – Formação; Resiliência
Fecha de publicación : 28-nov-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BEZERRA, Maria Marilane Monteiro de Moura. Desafios do ensino remoto emergencial: as contribuições de docentes tutores de resiliência à formação inicial de professoras e professores no contexto da pandemia por Covid-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : O Ensino Remoto Emergencial (ERE), decorrente da pandemia da Covid-19, exigiu a migração das aulas da modalidade presencial à remota, realçando a importância dos aspectos emocionais na educação, e sua relevância na formação docente. A partir desse entendimento, buscou-se investigar as possibilidades e limitações da tutoria de resiliência por parte de docentes formadores, na formação inicial de licenciandos em Química no CAA – UFPE, no contexto do ERE. Com o intuito de conhecer melhor essa realidade, propôs-se, como objetivo geral: compreender as contribuições de docentes, tutores de resiliência, à formação inicial de professores e professoras licenciandos/as em Química, mediante as adversidades do ERE no contexto da pandemia por Covid- 19. O aporte teórico da pesquisa sobre resiliência e tutoria de resiliência foram as concepções de Viktor Frankl; Boris Cyrulnik e Yunes, et al. Para compreender o contexto do ERE buscou-se as contribuições de Moreira, et al; Silva,et al e Barros, dentre outros/as. Sobre a formação docente, refletimos a partir de autores/as como Freire ; Nóvoa e Alvim; Pimenta e Perrenoud. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa em que foram feitas entrevistas semiestruturadas com licenciandas/os em Química no CAA-UFPE. As narrativas obtidas nessa etapa foram analisadas sob a égide da Análise do Discurso em sua abordagem francesa, tal como descrita por Orlandi, com vistas a apreender os possíveis sentidos às experiências no referido contexto. A partir dos relatos discentes, percebeu-se que parte dessas pessoas não conhecia bem o constructo resiliência, não obstante a maioria tenha se considerado resiliente e acredite na contribuição de vínculos afetivos entre docentes e discentes à constituição de processos de resiliência dos/das estudantes. Sobre o ERE alguns discursos ressaltaram os aspectos negativos, outros indicaram percepções mais positivas, fato que remete às singularidades pessoais frente a uma determinada situação. Sobre o desenvolvimento de vínculos entre docentes e discentes no contexto do ERE, de modo geral, os discursos apontaram ao estabelecimento de vínculos afetivos com alguns/mas docentes, apesar da percepção de hierarquias e/ou de relações de poder permeando essas vivências. Mediante tais vivências e significações, considera-se que, apesar das dificuldades enfrentadas por docente e discentes, houve uma sensibilização da parte das/dos docentes que se moveram para adequar suas práticas em função de apoiar o grupo discente nesse momento de crise. Por fim, pode-se entender que os/as estudantes que conseguiram estabelecer vínculos com docentes encontraram um suporte e se sentiram motivados/as, o que segundo a perspectiva de Cyrulnik, pode se configurar como reflexo de processos de tutoria de resiliência.
Descripción : BEZERRA, Maria Marilane Monteiro de Moura, também é conhecida em citações bibliográficas por: MOURA, Maria Marilane Monteiro de.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55793
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Marilane Monteiro de Moura Bezerra.pdf993,07 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons