Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5578
Título: Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações
Autor(es): Silva Ferreira, Fabíola
Palavras-chave: Gestão de Projetos; Classificação de Projetos; Priorização de Projetos; Telecomunicações.
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Silva Ferreira, Fabíola; Paula Cabral Seixas Costa, Ana. Processo para avaliação e priorização de demandas de projetos na prestação de serviços de telecomunicações. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: Atualmente, as empresas dos mais variados setores da economia encontram-se disputando mercados cada vez mais competitivos. É o que se observa, por exemplo, no setor de Telecomunicações, e, em função dessa competição intensa, as empresas têm procurado excelência no atendimento aos seus clientes. Nesse contexto, a demanda por serviços de telecomunicações tem crescido consideravelmente, levando as empresas prestadoras desses serviços a terem de estabelecer uma prioridade no atendimento às solicitações dos clientes, o que afeta diretamente o resultado financeiro da empresa. Este trabalho tem como objetivo propor uma estrutura de programação de execução e acompanhamento de projetos que estabeleça uma priorização da demanda de projetos de telecomunicações baseada em uma classificação dos projetos demandados. O problema consiste em decidir semanalmente quais empreendimentos serão realizados pela empresa, considerando que: alguns projetos necessariamente devem ser realizados; projetos iniciados em períodos anteriores podem ainda estar em andamento; projetos que apresentam alta rentabilidade devem ser priorizados; projetos podem não ser concluídos na janela de tempo de faturamento. O processo proposto neste trabalho foi desenvolvido com o auxílio de uma planilha Excel e aplicado em uma empresa prestadora de serviços de telecomunicações para realização do planejamento semanal durante 30 (trinta) dias em diferentes filiais. Os resultados alcançados foram comparados com outros da empresa, obtidos em um período de 90 (noventa) dias. Os resultados apontam para um aumento nas diferentes filiais entre 11% e 53% no faturamento do mês
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5578
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7060_1.pdf2,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.