Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55724
Compartilhe esta página
Título: | O papel da escola diante das vulnerabilidades sociais |
Autor(es): | SOUSA, Mitishaeli Leôncio da Silva |
Palavras-chave: | Educação; Escola; Vulnerabilidade social |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Citação: | SOUSA, Mitishaeli Leoncio da Silva. O papel da escola diante das vulnerabilidades sociais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Compreendendo a escola pública no Brasil como um locus da existência e resistência da diversidade e, portanto, como um ambiente perpassado pelas desigualdades, objetivou-se com esse trabalho analisar os trabalhos que foram publicados em três periódicos nacionais, compreendendo como as instituições educativas vem enfrentando ou dando respostas às vulnerabilidades sociais a qual estão imersos seus estudantes.Para tanto, construiu-se uma pesquisa qualitativa, tendo como procedimento metodológico a revisão de literatura e levantamento bibliográfico pelo portal acadêmico CAPES, tendo como marco temporal do ano de 2019 a 2023. A análise de dados foi realizada com base na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Conclui-se que ainda que haja discussões que se refiram a ligação entre as desigualdades sociais e a educação, há uma ausência de produções científicas sobre a relação do papel social da escola com as vulnerabilidades econômicas apresentadas pelos estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55724 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- MITISHAELI - O PAPEL DA ESCOLA DIANTE DAS VULNERABILIDADES SOCIAIS.pdf | 258,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons