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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55689

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Título: A organização do trabalho pedagógico da educação física escolar
Autor(es): FRANÇA, Carlos Eduardo Silva Barbosa de
Palavras-chave: Trabalho Pedagógico; Organização do Trabalho Pedagógico; Educação Física
Data do documento: 15-Mar-2024
Citação: FRANÇA, Carlos Eduardo Barbos de. A organização do trabalho pedagógico da educação física escolar. 2024. 42 f. TCC (Graduação) - Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: Este estudo concentra-se entre os que tratam acerca da organização do trabalho pedagógico da Educação Física na escola pública. O trabalho pedagógico na escola se materializa a partir da dinâmica escolar. Esta se configura através do trato com o conhecimento, com as normas e regras das escolas e com o tempo e espaços pedagógicos. Já a organização do trabalho pedagógico é um processo mais amplo, a qual exige envolvimento político do professor. Na atualidade, ambas tem atendido as demandas do mercado. Desta forma, o questionamento do estudo é se uma organização critica do trabalho pedagógico na Educação Física Escolar, alicerçada em um norte epistemológico crítico, pode superar o reducionismo pedagógico imposto à área. Tem como objetivo analisar e compreender a relação entre a organização do trabalho pedagógico com a escola voltada apenas ao mercado de trabalho e apresentar a pesquisa de campo. Trata-se de uma revisão bibliográfica, que trás como objeto central de estudo a organização do trabalho pedagógico e tambem consiste de uma pesquisa qualitativa de campo. Foram selecionados 09 artigos científicos, que estavam criteriosamente relacionados com o objeto de estudo. Ademais, livros também foram selecionados. Foi realizada leitura analítica e fichamento dos materiais. Com relação à pesquisa de campo, foi realizada Pesquisa-ação na Educação Física Escolar. Os acadêmicos realizaram revisão da literatura, observações participantes sistemáticas, construção coletiva do plano de ação, ações docentes com escolares do ensino infantil e fundamental e reflexões sobre a prática. Duas escolas públicas da zona urbana do município de Vitoria de Santo Antão - PE foram selecionadas. A Pesquisa-ação nas escolas p ú b l i c a s foi subsidiada teoricamente, utilizou como norte epistemológico crítico, os referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica. Na atualidade, a organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas tem refletido as dinâmicas econômicas e sociais presentes na sociedade, ou seja, as instituições educacionais têm se estruturado a partir da lógica de mercado. O trato com o conhecimento está alicerçado no praticismo e no recuo total da teoria. A pesquisa de campo apontou para um trabalho pedagógico contra-hegemônico. A estruturação do trabalho coletivo permitiu aos acadêmicos compreenderem como funciona a organização do trabalho pedagógico da Educação Física Escolar. Aos acadêmicos foi garantido aprofundamento teórico-metodológico e produção de conhecimento científico. Aos filhos das camadas populares foi garantido acesso ao conhecimento construído historicamente acerca dos determinantes sócio-históricos dos conteúdos da Cultura Corporal e foi dado voz e espaço no processo de construção de conhecimento significativo. Por fim, acreditamos que adotar uma opção epistemológica crítica para a organização do trabalho pedagógico na Educação Física Escolar pode superar o reducionismo pedagógico imposto à área.Este estudo concentra-se entre os que tratam acerca da organização do trabalho pedagógico da Educação Física na escola pública. O trabalho pedagógico na escola se materializa a partir da dinâmica escolar. Esta se configura através do trato com o conhecimento, com as normas e regras das escolas e com o tempo e espaços pedagógicos. Já a organização do trabalho pedagógico é um processo mais amplo, a qual exige envolvimento político do professor. Na atualidade, ambas tem atendido as demandas do mercado. Desta forma, o questionamento do estudo é se uma organização critica do trabalho pedagógico na Educação Física Escolar, alicerçada em um norte epistemológico crítico, pode superar o reducionismo pedagógico imposto à área. Tem como objetivo analisar e compreender a relação entre a organização do trabalho pedagógico com a escola voltada apenas ao mercado de trabalho e apresentar a pesquisa de campo. Trata-se de uma revisão bibliográfica, que trás como objeto central de estudo a organização do trabalho pedagógico e tambem consiste de uma pesquisa qualitativa de campo. Foram selecionados 09 artigos científicos, que estavam criteriosamente relacionados com o objeto de estudo. Ademais, livros também foram selecionados. Foi realizada leitura analítica e fichamento dos materiais. Com relação à pesquisa de campo, foi realizada Pesquisa-ação na Educação Física Escolar. Os acadêmicos realizaram revisão da literatura, observações participantes sistemáticas, construção coletiva do plano de ação, ações docentes com escolares do ensino infantil e fundamental e reflexões sobre a prática. Duas escolas públicas da zona urbana do município de Vitoria de Santo Antão - PE foram selecionadas. A Pesquisa-ação nas escolas p ú b l i c a s foi subsidiada teoricamente, utilizou como norte epistemológico crítico, os referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica. Na atualidade, a organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas tem refletido as dinâmicas econômicas e sociais presentes na sociedade, ou seja, as instituições educacionais têm se estruturado a partir da lógica de mercado. O trato com o conhecimento está alicerçado no praticismo e no recuo total da teoria. A pesquisa de campo apontou para um trabalho pedagógico contra-hegemônico. A estruturação do trabalho coletivo permitiu aos acadêmicos compreenderem como funciona a organização do trabalho pedagógico da Educação Física Escolar. Aos acadêmicos foi garantido aprofundamento teórico-metodológico e produção de conhecimento científico. Aos filhos das camadas populares foi garantido acesso ao conhecimento construído historicamente acerca dos determinantes sócio-históricos dos conteúdos da Cultura Corporal e foi dado voz e espaço no processo de construção de conhecimento significativo. Por fim, acreditamos que adotar uma opção epistemológica crítica para a organização do trabalho pedagógico na Educação Física Escolar pode superar o reducionismo pedagógico imposto à área.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55689
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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