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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55689
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | AMORIM, Marco Antonio Fidalgo | - |
dc.contributor.author | FRANÇA, Carlos Eduardo Silva Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-02T15:20:26Z | - |
dc.date.available | 2024-04-02T15:20:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-15 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-25 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Carlos Eduardo Barbos de. A organização do trabalho pedagógico da educação física escolar. 2024. 42 f. TCC (Graduação) - Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55689 | - |
dc.description.abstract | Este estudo concentra-se entre os que tratam acerca da organização do trabalho pedagógico da Educação Física na escola pública. O trabalho pedagógico na escola se materializa a partir da dinâmica escolar. Esta se configura através do trato com o conhecimento, com as normas e regras das escolas e com o tempo e espaços pedagógicos. Já a organização do trabalho pedagógico é um processo mais amplo, a qual exige envolvimento político do professor. Na atualidade, ambas tem atendido as demandas do mercado. Desta forma, o questionamento do estudo é se uma organização critica do trabalho pedagógico na Educação Física Escolar, alicerçada em um norte epistemológico crítico, pode superar o reducionismo pedagógico imposto à área. Tem como objetivo analisar e compreender a relação entre a organização do trabalho pedagógico com a escola voltada apenas ao mercado de trabalho e apresentar a pesquisa de campo. Trata-se de uma revisão bibliográfica, que trás como objeto central de estudo a organização do trabalho pedagógico e tambem consiste de uma pesquisa qualitativa de campo. Foram selecionados 09 artigos científicos, que estavam criteriosamente relacionados com o objeto de estudo. Ademais, livros também foram selecionados. Foi realizada leitura analítica e fichamento dos materiais. Com relação à pesquisa de campo, foi realizada Pesquisa-ação na Educação Física Escolar. Os acadêmicos realizaram revisão da literatura, observações participantes sistemáticas, construção coletiva do plano de ação, ações docentes com escolares do ensino infantil e fundamental e reflexões sobre a prática. Duas escolas públicas da zona urbana do município de Vitoria de Santo Antão - PE foram selecionadas. A Pesquisa-ação nas escolas p ú b l i c a s foi subsidiada teoricamente, utilizou como norte epistemológico crítico, os referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica. Na atualidade, a organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas tem refletido as dinâmicas econômicas e sociais presentes na sociedade, ou seja, as instituições educacionais têm se estruturado a partir da lógica de mercado. O trato com o conhecimento está alicerçado no praticismo e no recuo total da teoria. A pesquisa de campo apontou para um trabalho pedagógico contra-hegemônico. A estruturação do trabalho coletivo permitiu aos acadêmicos compreenderem como funciona a organização do trabalho pedagógico da Educação Física Escolar. Aos acadêmicos foi garantido aprofundamento teórico-metodológico e produção de conhecimento científico. Aos filhos das camadas populares foi garantido acesso ao conhecimento construído historicamente acerca dos determinantes sócio-históricos dos conteúdos da Cultura Corporal e foi dado voz e espaço no processo de construção de conhecimento significativo. Por fim, acreditamos que adotar uma opção epistemológica crítica para a organização do trabalho pedagógico na Educação Física Escolar pode superar o reducionismo pedagógico imposto à área.Este estudo concentra-se entre os que tratam acerca da organização do trabalho pedagógico da Educação Física na escola pública. O trabalho pedagógico na escola se materializa a partir da dinâmica escolar. Esta se configura através do trato com o conhecimento, com as normas e regras das escolas e com o tempo e espaços pedagógicos. Já a organização do trabalho pedagógico é um processo mais amplo, a qual exige envolvimento político do professor. Na atualidade, ambas tem atendido as demandas do mercado. Desta forma, o questionamento do estudo é se uma organização critica do trabalho pedagógico na Educação Física Escolar, alicerçada em um norte epistemológico crítico, pode superar o reducionismo pedagógico imposto à área. Tem como objetivo analisar e compreender a relação entre a organização do trabalho pedagógico com a escola voltada apenas ao mercado de trabalho e apresentar a pesquisa de campo. Trata-se de uma revisão bibliográfica, que trás como objeto central de estudo a organização do trabalho pedagógico e tambem consiste de uma pesquisa qualitativa de campo. Foram selecionados 09 artigos científicos, que estavam criteriosamente relacionados com o objeto de estudo. Ademais, livros também foram selecionados. Foi realizada leitura analítica e fichamento dos materiais. Com relação à pesquisa de campo, foi realizada Pesquisa-ação na Educação Física Escolar. Os acadêmicos realizaram revisão da literatura, observações participantes sistemáticas, construção coletiva do plano de ação, ações docentes com escolares do ensino infantil e fundamental e reflexões sobre a prática. Duas escolas públicas da zona urbana do município de Vitoria de Santo Antão - PE foram selecionadas. A Pesquisa-ação nas escolas p ú b l i c a s foi subsidiada teoricamente, utilizou como norte epistemológico crítico, os referenciais da Pedagogia Histórico-Crítica. Na atualidade, a organização do trabalho pedagógico nas escolas públicas tem refletido as dinâmicas econômicas e sociais presentes na sociedade, ou seja, as instituições educacionais têm se estruturado a partir da lógica de mercado. O trato com o conhecimento está alicerçado no praticismo e no recuo total da teoria. A pesquisa de campo apontou para um trabalho pedagógico contra-hegemônico. A estruturação do trabalho coletivo permitiu aos acadêmicos compreenderem como funciona a organização do trabalho pedagógico da Educação Física Escolar. Aos acadêmicos foi garantido aprofundamento teórico-metodológico e produção de conhecimento científico. Aos filhos das camadas populares foi garantido acesso ao conhecimento construído historicamente acerca dos determinantes sócio-históricos dos conteúdos da Cultura Corporal e foi dado voz e espaço no processo de construção de conhecimento significativo. Por fim, acreditamos que adotar uma opção epistemológica crítica para a organização do trabalho pedagógico na Educação Física Escolar pode superar o reducionismo pedagógico imposto à área. | pt_BR |
dc.format.extent | 44 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Organização do Trabalho Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | A organização do trabalho pedagógico da educação física escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3105404349812945 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8192156992165855 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study focuses on those that deal with the organization of the pedagogical work of Physical Education in public schools. Pedagogical work at school materializes from school dynamics. This is configured through dealing with knowledge, with the norms and rules of schools and with pedagogical time and spaces. The organization of pedagogical work is a broader process, which requires political involvement from the teacher. Currently, both have met market demands. Thus, the study's question is whether a critical organization of pedagogical work in School Physical Education, based on a critical epistemological guideline, can overcome the pedagogical reductionism imposed on the area. It aims to analyze and understand the relationship between the organization of pedagogical work and the school focused solely on the job market and present field research. This is a bibliographical review, which has as its central object of study the organization of pedagogical work and also consists of qualitative field research. Nine scientific articles were selected, which were carefully related to the object of study. Furthermore, books were also selected. Analytical reading and recording of materials were carried out. Regarding field research, Action Research was carried out in School Physical Education. The academics carried out a literature review, systematic participant observations, collective construction of the action plan, teaching actions with preschool and elementary school students and reflections on practice. Two public schools in the urban area of the municipality of Vitoria de Santo Antão - PE were selected. Action Research in public schools was theoretically subsidized and used the references of Historical-Critical Pedagogy as a critical epistemological guide. Currently, the organization of pedagogical work in public schools has reflected the economic and social dynamics present in society, that is, educational institutions have been structured based on market logic. Dealing with knowledge is based on practicality and a total retreat from theory. Field research pointed to counter-hegemonic pedagogical work. The structuring of collective work allowed academics to understand how the organization of pedagogical work in School Physical Education works. Academics were guaranteed theoretical methodological depth and production of scientific knowledge. Children from the lower classes were guaranteed access to historically constructed knowledge about the socio-historical determinants of the contents of Body Culture and were given a voice and space in the process of constructing significant knowledge. Finally, we believe that adopting a critical epistemological option for organizing pedagogical work in School Physical Education can overcome the pedagogical reductionism imposed on the area. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Carlos Eduardo Silva Barbosa de França (2).pdf | 606,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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