Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55646

Compartilhe esta página

Título: O consumo alimentar e o perfil nutricional de crianças entre 6 e 24 meses de idade no estado de Pernambuco durante o período da pandemia do Covid-19
Autor(es): CAVALCANTI, Camilla de Andrade Tenorio
Palavras-chave: estado nutricional; consumo alimentar; nutrição da criança; Sisvan; Covid-19
Data do documento: 14-Mar-2024
Citação: CAVALCANTI, Camilla de Andrade Tenorio. O consumo alimentar e o perfil nutricional de crianças entre 6 e 24 meses de idade no estado de Pernambuco durante o período da pandemia do Covid-19. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Nutrição) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A transição nutricional no Brasil é considerada polarizada, isto é, se observa a prevalência de sobrepeso e obesidade, ao mesmo tempo que a desnutrição ainda se faz presente em todas as faixas etárias. Cabe destacar que a primeira infância é um período crítico no qual se faz necessário uma intensa atenção à saúde, principalmente no campo da alimentação e da nutrição, que está suscetível à influência de diversos fatores, dentre eles, a pandemia do Covid-19. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o consumo alimentar e o perfil nutricional de crianças entre 6 e 24 meses de idade no estado de Pernambuco cadastrados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), durante a pandemia do Covid-19. Para atingir o objetivo proposto, foi executado um estudo descritivo em bases de dados, cujas informações utilizadas foram oriundas do Sisvan. Foi efetuada uma análise do estado nutricional e o consumo alimentar de crianças entre 6 e 24 meses de idade no estado de Pernambuco entre os anos de 2019 a 2022. Por meio dos dados obtidos no Sisvan, nota-se uma redução marcante da cobertura no ano de 2020. Também pode-se identificar que os índices de peso para idade, peso para a estatura e IMC para idade demonstram uma transição nutricional polarizada em Pernambuco, caracterizada por uma prevalência marcante dos extremos nutricionais. No que se refere aos marcadores do consumo alimentar, destacam-se um aumento no aleitamento materno continuado e na diversidade alimentar mínima de 2021 para 2022, assim como a baixa prevalência do consumo de alimentos ricos em ferro, associados ao aumento de 2021 para 2022 dos marcadores de hábitos alimentares não recomendados, como os ultraprocessados. Com base nos resultados do Sisvan, observa-se flutuações e tendências distintas nos indicadores de saúde infantil ao longo dos anos, destacando a existência de uma transição nutricional polarizada em Pernambuco. Ademais, a disparidade entre a cobertura dos dados referentes ao estado nutricional e ao consumo alimentar ressalta a importância de estratégias no sentido de melhorar a coleta e registro de dados relativos aos parâmetros antropométricos e aos marcadores de consumo alimentar na plataforma Sisvan.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55646
Aparece nas coleções:(TCC) - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Camilla de Andrade Tenorio Cavalcanti.pdf344,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons