Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55641

Compartilhe esta página

Título: Considerações sobre o desempenho do setor de confecções e a precarização do trabalho em Toritama-PE (2020-2023).
Autor(es): ARRUDA, Brenda Rayane de Lima
Palavras-chave: Toritama; Mercado de trabalho; Confecções; Precariedade
Data do documento: 22-Mar-2024
Citação: ARRUDA, Brenda Rayane de Lima. Considerações sobre o desempenho do setor de confecções e a precarização do trabalho em Toritama-PE (2020-2023). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A intensificação da globalização, ocasionada pelos avanços tecnológicos permitiu a redução da distância e do tempo, no entanto, no que diz respeito a mundialização do capitalismo, a globalização exerceu um papel crucial nas relações de produção e consumo, que em muitos casos, leva à precarização da condição de vida. O mercado de trabalho brasileiro ao longo da história foi marcado por diversas fases, algumas de expansão e outras de crises. O período de industrialização do Brasil (1930 – 1980) gerou uma transformação significativa das estruturas econômicas e sociais do país. A ampliação da oferta de empregos criou um cenário favorável à mobilidade social. No entanto, este crescimento econômico não impediu a desigualdade social brasileira e a falta de empregos regulares para a população. A partir da década de 1990 as crises do mercado de trabalho brasileiro foram se expandindo, a falta de empregos regulares para a população ocasionou uma expansão da informalidade. O município de Toritama, famoso pela fabricação do jeans tem boa parte de sua produção fabricada a partir da subcontratação do setor informal, este por sua vez, marcado por jornadas exaustivas, insegurança financeira e precariedade laboral. Esse trabalho tem como objetivo analisar a situação do mercado de trabalho no município de Toritama, em especial do setor de confecções, buscando refletir sobre os indícios de precarização nesse setor, através de dados disponibilizados em diversas bases de dados, dentre elas: o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55641
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Brenda Rayane de Lima Arruda.pdf931,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons