Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55612

Share on

Title: Quadro de rotinas assistivo: design e inovação para apoio às necessidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Authors: BARBOSA, Isaac Gomes Xavier
Keywords: Design; Acessibilidade; Rotina; Autismo
Issue Date: 20-Mar-2024
Citation: BARBOSA, Isaac Gomes Xavier. Quadro de rotinas assistivo: design e inovação para apoio às necessidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2024. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Design). Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O presente estudo consiste no projeto de desenvolvimento de um novo modelo de quadro de rotinas, ferramenta educacional utilizada com crianças, especialmente aquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral é elaborar um quadro de rotinas intuitivo, adaptável e acessível para crianças autistas, por meio da análise de produtos similares existentes no mercado. Além disso, busca-se compreender o TEA, investigar o cotidiano dos profissionais que atuam com crianças autistas, explorar soluções para melhorar sua adaptação às rotinas diárias, visualizar tarefas cotidianas e torná-las familiares para os usuários. O projeto adota a metodologia Duplo Diamante e se baseia na abordagem de Bonsiepe (1997), culminando na proposta de um Quadro de Rotinas Diário para crianças autistas. Conclui-se que a aplicação dessas metodologias foi fundamental para o êxito do projeto, resultando em uma solução satisfatória.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55612
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Isaac Gomes Xavier Barbosa.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons