Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55603

Share on

Title: Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA
Authors: OLIVEIRA, Inês Barbosa de
Keywords: educação de jovens e adultos; currículos praticados; organização curricular na EJA
Issue Date: Aug-2007
Citation: OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar em Revista, [S.l.], v. 23, n. 29, p. p. 83-100, ago. 2007. ISSN 1984-0411. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8668/6042>. Acesso em: 20 dez. 2023.
Abstract: Esse texto aborda alguns pontos da reflexão curricular contemporânea, no que se refere ao estudo de novas formas de organização curricular destinadas à educação de jovens e adultos. Em seu início, traz uma breve abordagem histórica a respeito da educação de jovens e adultos no Brasil, que tem por objetivo situar o leitor no debate. Depois, partindo de relatos de situações reais vivenciadas pela autora ou por pessoas próximas, são discutidos alguns dos principais problemas que percebo nas práticas curriculares desenvolvidas na educação de jovens e adultos, como a infantilização dos educandos ou inadequação de conteúdos e modos de abordá-los, bem como de linguagem. A partir disso, uma reflexão mais teórica a respeito de como entendo os processos de tessitura de conhecimentos é desenvolvida, pretendendo contribuir para a reflexão em torno das possibilidades de superação destes problemas. Finalmente, discuto algumas concepções de currículo e seus fundamentos para chegar à proposição de um debate sobre as possibilidades de novos desenhos curriculares que possam ser mais adequados aos nossos alunos da EJA do que as propostas tradicionais.
Description: Todas as notas de rodapé se encontram no final do documento
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55603
ISSN: 1984-0411
Appears in Collections:Artigo - Ciências Humanas



This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.