Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55599

Comparte esta pagina

Título : Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar?
Autor : PINTO, Fabiano Soares
SANTANA, Wilton Carlos de
Palabras clave : futsal; ensino; infância; metodologia; método
Fecha de publicación : 2005
Citación : PINTO, Fabiano Soares; SANTANA, W. C. Iniciação ao futsal: as crianças jogam para aprender ou aprendem para jogar?. http://www.efdeportes.com/ Revista Digital. Buenos Aires, año 10, número 85, junio de 2005. pp. 85-90.
Resumen : Procurou identificar, entre dois princípios metodológicos clássicos analítico-sintético e global-funcional qual o mais utilizado em aulas de futsal para crianças de sete e oito anos de idade. O cenário da investigação foram quatro escolas especializadas em Santa Maria (RS). Utilizou-se a técnica de observação não-participante. Observaram-se oito aulas e descobriu-se que o princípio analítico-sintético foi o único utilizado. Concluiu-se que a crença pedagógica dessas escolas é a de que as crianças aprenderão futsal praticando séries de exercícios, o que, de um lado, contribui para que aquelas se desenvolvam tecnicamente, mas, de outro lado, lhes compromete a inteligência tática.
Descripción : Documento não inclui notas de rodapé.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55599
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTANA. Iniciação ao futsal -.pdf
  Acceso restringido
95,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.