Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55588

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorNOGUEIRA, Lemerton Matos-
dc.date.accessioned2024-03-25T19:13:10Z-
dc.date.available2024-03-25T19:13:10Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Lemerton Matos. Ser, ver-se e reconhecer-se como um(a) professor(a) que ensina matemática: entre(tecendo) movimentos da Identidade Profissional em um Grupo de Estudos sobre Educação Probabilística. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55588-
dc.description.abstractEsta Tese se costurou com o objetivo principal de analisar como se dá o movimento de (re)configuração da Identidade Profissional (IP) de Professores que Ensinam Matemática (PEM) no contexto de um Grupo de Estudos sobre Educação Probabilística. Para tanto, desenvolveu-se um processo de Pesquisa-Formação no contexto desse grupo, o qual foi instituído na parceria entre a Universidade de Pernambuco (UPE) campus Petrolina, 11 PEM de escolas públicas desta cidade e licenciandos em Matemática. Nos assentamos nos constructos teórico-metodológicos e epistemológicos da IP e, particularmente, da IP de PEM como uma perspectiva de Formação Continuada pautada por ações e práticas coletivas/colaborativas. O corpus empírico foi constituído a partir das produções narrativas (orais, escritas, pictóricas, etc.) dos(as) 11 PEM, em 12 encontros do grupo, ocorridos em 2022. Os dados foram analisados a partir da apreensão das significações que emergiram do corpus, à luz dos macrodomínios que caracterizam a IP de PEM, donde foram evocados 21 Indicadores e sete Núcleos de Significação, ao longo dos três estudos que compõem a Tese. O Estudo 1 evidenciou as condições (auto)biográficas dos PEM e o modo como seus percursos precedentes na docência em Matemática revelaram quem são e como se reconhecem pessoal e profissionalmente. O Estudo 2 revelou a primazia de como os estudos em Educação Probabilística permitiram aos PEM (re)ver crenças e concepções, se autoconhecerem, se emocionarem e se vulnerabilizarem diante de incidentes críticos, mas sobretudo, agenciar práticas outras, pautadas nos compromissos morais e sociopolíticos a partir do ensino de Probabilidade, para além do trabalho com jogos de azar. O Estudo 3 trouxe um balanço das Trajetórias de Aprendizagem do grupo, a partir de (novas) percepções e repertórios mobilizados pelos(as) PEM, sobretudo, pela assunção das educabilidades pela Probabilidade como um devir. A pesquisa evidenciou que o movimento de (re)configuração da IP dos PEM se deu a partir das Trajetórias de Aprendizagem (re)constituídas no contexto coletivo/colaborativo do grupo, entre(tecidas) por elementos de cariz pessoal, emocional, moral e sociopolíticas que os constituem enquanto um(a) PEM. Nessa esteira, a Educação Probabilística criou importantes de(em)bates que balizam a prospecção de modos outros de ser, ver-se e reconhecer-se como tal.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleSer, ver-se e reconhecer-se como um(a) professor(a) que ensina matemática : entre(tecendo) movimentos da Identidade Profissional em um Grupo de Estudos sobre Educação Probabilísticapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7538442112091540pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis Thesis has the main objective of analyzing how the movement of (re)configuration of the Professional Identity (PI) of Teachers who Teach Mathematics (PEM) takes place in the context of a Study Group on Probabilistic Education. To this end, a Research-Training process was developed in the context of this group, which was established in partnership between the University of Pernambuco (UPE) Petrolina campus, 11 PEMs from public schools in this city and Mathematics graduates. We are based on the theoretical-methodological and epistemological constructs of IP and, particularly, PEM IP as a Continuing Training perspective guided by collective/collaborative actions and practices. The empirical corpus was constituted from the narrative productions (oral, written, pictorial, etc.) of the 11 PEM, in 12 meetings of the group, which took place in 2022. The data were analyzed based on the apprehension of the meanings that emerged from the corpus, in light of the macrodomains that characterize the PEM IP, from which 21 Indicators and seven Meaning Nuclei were evoked, throughout the three studies that make up the Thesis. Study 1 highlighted the (auto)biographical conditions of the PEMs and the way in which their previous careers in teaching Mathematics revealed who they are and how they recognize themselves personally and professionally. Study 2 revealed the primacy of how studies in Probabilistic Education allowed PEMs to (re)see beliefs and conceptions, self-knowledge, become emotional and vulnerable in the face of critical incidents, but above all, organize other practices, based on moral and sociopolitical commitments from teaching Probability, in addition to working with games of chance. Study 3 brought an assessment of the group's Learning Trajectories, based on (new) perceptions and repertoires mobilized by the PEM, above all, by the assumption of educability through Probability as a becoming. The research showed that the movement of (re)configuration of the PEM IP took place based on the Learning Trajectories (re)constituted in the collective/collaborative context of the group, interwoven with elements of a personal, emotional, moral and sociopolitical nature that constitute them as a PEM. In this vein, Probabilistic Education created important debates that guide the prospecting of other ways of being, seeing oneself and recognizing oneself as such.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Lemerton Matos Nogueira.pdf3,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons