Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55586
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUENO, José Maurício Haas | - |
dc.contributor.author | SILVA, Clayson Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T18:57:06Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25T18:57:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Clayson Pereira da. Estudo das relações entre flow e inteligência emocional. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55586 | - |
dc.description.abstract | Os conceitos de flow e inteligência emocional (IE) são relativamente recentes em psicologia e, potencialmente, apresentam uma interface relacionada com o processamento emocional. Entende-se flow como uma experiência subjetiva pela qual o indivíduo atinge um nível de concentração e envolvimento com uma atividade a ponto de lhe proporcionar o máximo de prazer e satisfação, a partir de uma motivação intrínseca. À medida que se experiencia o flow, desenvolve-se uma personalidade autotélica e, por conseguinte, a capacidade de alcançar o flow com mais frequência e facilidade (flow-disposicional). Por sua vez, a inteligência emocional pode ser entendida como uma habilidade (capacidade de perceber, compreender, gerenciar e usar as emoções em prol do pensamento) ou um traço de personalidade (conjunto de autopercepções e traços emocionais que formam a personalidade de cada indivíduo). Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar as relações entre o traço de inteligência emocional e o flow-disposicional. Participaram desta pesquisa 208 voluntários, de ambos os gêneros, com idades superiores a 18 anos, que responderam a um Questionário Sociodemográfico, um Inventário de Competências Emocionais Revisado (ICE-R) e a Long Dispositional Flow Scale (DFS-2) – General através da plataforma Google Form. Os resultados obtidos apontam para um padrão de correlações positivas, predominantemente moderadas e estatisticamente significativas entre os fatores de flow e IE, através dos fatores “Regulação de Emoções de Baixa Potência”, no tocante à IE, e “Sensação de Controle” e “Equilíbrio entre Desafios e Habilidades”, no tocante ao flow. Assim, percebe-se que, ao se desenvolver a capacidade de regular emoções de baixa potência, o sujeito passa a controlar melhor as motivações evitativas, mantendo-se na execução da atividade, condição primária para o desenvolvimento de habilidades pessoais compatíveis com o nível de desafio da tarefa (Equilíbrio entre Desafios e Habilidades) e para a experiência da sensação de controle. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_BR |
dc.subject | Flow - disposicional | pt_BR |
dc.subject | Experiência ótima | pt_BR |
dc.subject | Experiência autotélica | pt_BR |
dc.subject | Personalidade autotélica | pt_BR |
dc.title | Estudo das relações entre flow e inteligência emocional | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4264753160139281 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8234468186786568 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | The concepts of flow and emotional intelligence (EI) are relatively recent in psychology and potentially present an interface related to emotional processing. Flow is understood as a subjective experience through which the individual reaches a level of concentration and involvement with an activity to the point of providing maximum pleasure and satisfaction, based on intrinsic motivation. As flow is experienced, an autotelic personality develops and, consequently, the ability to achieve flow more frequently and easily (dispositional flow). In turn, emotional intelligence can be understood as a skill (the ability to perceive, understand, manage and use emotions in favor of thought) or a personality trait (a set of self-perceptions and emotional traits that form the personality of each individual). In this sense, the objective of this work was to investigate the relationships between the trait of emotional intelligence and dispositional flow. 208 volunteers, of both genders, aged over 18 years, participated in this research, who responded to a Sociodemographic Questionnaire, a Revised Emotional Skills Inventory (ICE-R) and the Long Dispositional Flow Scale (DFS-2) – General through from the Google Form platform. The results obtained point to a pattern of positive correlations, predominantly moderate and statistically significant between the flow factors and EI, through the factors “Regulation of Low Power Emotions”, in relation to EI, and “Sense of Control” and “Balance between Challenges and Skills”, regarding flow. Thus, it is clear that, by developing the ability to regulate low-power emotions, the subject begins to better control avoidant motivations, remaining in the execution of the activity, a primary condition for the development of personal skills compatible with the level of challenge of the task (Balance between Challenges and Skills) and for the experience of the sense of control. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Clayson Pereira da Silva.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons