Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55576

Compartilhe esta página

Título: Análise da dispersão atmosférica de efluentes em chaminés de processo de combustão industrial e geração termoelétrica
Autor(es): SOUZA, Herbert Rafael Barbosa de
Palavras-chave: Termoelétrica; Dispersão atmosférica; AERMOD
Data do documento: 23-Fev-2024
Citação: SOUZA, Herbert Rafael Barbosa de. Análise da dispersão atmosférica de efluentes em chaminés de processo de combustão industrial e geração termoelétrica. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Curso de Oceanografia, Departamento de Oceanografia , Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O crescimento e desenvolvimento das nações são diretamente influenciados pela disponibilidade de energia. A produção energética é apontada como uma atividade antrópica que mais emitem gases de efeito estufa. No Brasil, as termoelétricas garantem a segurança energética do país em períodos adversos ao uso das hidroelétricas e demais fontes renováveis. Entretanto, a utilização das termoelétricas pode impactar a qualidade do ar decorrente das emissões de poluentes atmosféricos. O objetivo do estudo foi analisar a dispersão de uma pluma atmosférica emitida por uma termoelétrica a base de gás natural localizada em Ipojuca. Foi utilizado o software AERMOD para a modelagem das concentrações dos gases poluentes NO2, CO e CO2. As concentrações máximas modeladas para o NO2 e CO foram comparadas com os padrões da regulação da qualidade do ar da Resolução CONAMA N° 491/2018. Treze pontos discretos foram inseridos na área de modelagem com elevada densidade populacional a fim de obter as concentrações máximas dos poluentes para esses locais. Foram investigados os diferentes usos do solo com potencial de captura e estoque de carbono sobre influência da dispersão da pluma de CO2. Os resultados demostraram que as concentrações máximas modeladas para o NO2 média horária (15,17 μg/m³), NO2 média anual (1,28 μg/m³) e CO média de 8 horas (1,94 x 10-3 ppm) estavam abaixo dos limites seguros determinados pelo CONAMA. A concentração máxima modelada nos pontos discretos dependeu da atuação de fatores combinados, como a distância e posição em relação as fontes, a elevação, o intervalo de tempo modelado e as condições climáticas atuantes no período de modelagem. Os principais usos de solo sobre influência da pluma de CO2 da região são a agropecuária e a florestal. A transição energética em curso no planeta busca alinhar o desenvolvimento com a sustentabilidade nas diferentes formas de produzir e consumir energia. Com o AERMOD foi possível obter dados valiosos para a determinação da qualidade do ar assim como para a identificação e levantamento de áreas potenciais para mitigar o CO2. Os resultados alcançados nesta pesquisa têm o potencial de serem fundamentais para orientar as decisões dos gestores do empreendimento no que diz respeito à implementação de práticas de mitigação para redução de emissões de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55576
Aparece nas coleções:(TCC) - Oceanografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Herbert Rafael Barbosa de Souza.pdf3,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons