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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5555
Title: Análise de soluções de engenharia para estabilização de encostas ocupadas na Região Metropolitana do Recife PE. Estudo de caso: Ruptura ocorrida em encosta com ocupação desordenada na UR 2, Ibura
Authors: SANTANA, Rafael Galvão de
Keywords: Engenharia Civil; Mecânica dos Solos; Obras de Contenção; Taludes; Deslizamentos
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Galvão de Santana, Rafael; Quental Coutinho, Roberto. Análise de soluções de engenharia para estabilização de encostas ocupadas na Região Metropolitana do Recife PE. Estudo de caso: Ruptura ocorrida em encosta com ocupação desordenada na UR 2, Ibura. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Abstract: Esta dissertação foi idealizada com dois objetivos principais. O primeiro é de apresentar um estudo envolvendo 11 municípios da Região Metropolitana do Recife - RMR (Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Itamaracá, Igarassu, Ipojuca, Itapissuma, Moreno e São Lourenço da Mata) onde foram realizadas obras de contenção de encostas e drenagem realizadas com os recursos do Orçamento Geral da União nos exercícios de 2001 e 2003 ou recursos próprios do município, como é o caso da capital, Recife. Foi gerado um banco de dados de obras com suas principais características, ressaltando os principais pontos observados que garantem a qualidade e a durabilidade destas soluções de engenharia para contenção e drenagem de encostas ocupadas. Com este banco de dados são mostrados os principais tipos de intervenções adotadas na RMR, além dos principais problemas relacionados a cada tipo construtivo. O segundo objetivo é de apresentar um estudo de caso, uma ruptura ocorrida na UR 2, Ibura, que teve como conseqüências: a) destruição de duas residências; b) um óbito por soterramento registrado na residência destruída no patamar inferior e c) duas famílias desalojadas. Para a realização deste estudo foi realizada uma campanha de atividades de campo e de laboratório, que incluíram: levantamento topográfico planialtimétrico do local do sinistro, coleta de amostras deformadas para ensaios de caracterização, coleta de amostras indeformadas para ensaios de cisalhamento direto, obtenção de curvas características do perfil e ensaios de permeabilidade Tri-Flex e de permeabilidade in situ Guelph . Com os dados obtidos em campo e no laboratório foram feitas análises utilizando o programa SLOPEW da GEOSLOPE, que incluíram: a) análise de estabilidade da ruptura, considerando a geometria inicial do talude, a superfície de ruptura observada em campo e na topografia e b) análise de estabilidade da situação atual do talude (em ambos os caso foram utilizados os parâmetros obtidos em ensaios). Por fim, foram comparadas possíveis soluções de estabilização e contenção do talude onde ocorreu a ruptura. Como principais resultados do mapeamento, observou-se que são poucos os métodos utilizados na estabilização de encostas na RMR, sendo apenas dois tipos de muros de contenção utilizados na região (muros deconcreto ciclópico e de solo-cimento ensacado). Também foi observado que as intervenções se apresentam com boa qualidade (58% foram consideradas de boas a excelentes), sendo o tratamento incompleto da encosta principal fator para redução deste índice. Como principais conclusões do estudo de caso, têm-se como resultado da análise apresentada que o processo de instabilização desta encosta (situada em área de Alto Risco de Deslizamento ALHEIROS, 1998) se deu essencialmente pela infiltração d água (chuvas, águas servidas e vazamento de tubulação) associado ao perfil geotécnico do local, tendo a redução da sucção, papel crucial na instabilização desta encosta. Entretanto, com os dados obtidos e as análises realizadas, torna-se impossível saber qual parcela de contribuição d água desempenhou o papel mais importante nesta ruptura
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5555
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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