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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55549

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Título: História da matemática como metodologia nos anos iniciais do ensino fundamental : uma análise da aprendizagem a partir de diferentes formas de multiplicar
Autor(es): RIBEIRO, Danúbia Charlene da Silva Pontes
Palavras-chave: Matemática – História; Multiplicação - Ensino Fundamental; Metodologia de ensino; Mídias digitais
Data do documento: 15-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RIBEIRO, Danúbia Charlene da Silva Pontes. História da matemática como metodologia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise da aprendizagem a partir de diferentes formas de multiplicar. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A dissertação aborda a aplicação da História da Matemática como metodologia de ensino, explorando métodos multiplicativos de civilizações antigas e utilizando videos como recurso pedagógico. O objetivo é investigar de que maneira essa abordagem favorece a compreensão da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo foca no 5° ano da Escola Municipal Eliza Fidélis da Silva em Paudalho, PE, visando desenvolver estratégias de ensino atrativas e compreensíveis. O contexto destaca a importância da História da Matemática na formação cultural e no pensamento crítico. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando observações participativas e análise de conteúdo. Estratégias como Coreografias Didáticas e Estratégias Potencialmente Argumentativas são implementadas para promover a participação ativa dos alunos. Os objetivos específicos incluem compreender as percepções dos estudantes sobre História da Matemática, analisar a relação dessa abordagem com a aprendizagem da multiplicação e avaliar o desempenho utilizando vídeos. A pesquisa revela que a introdução da História da Matemática gera mudanças significativas nas percepções dos alunos. O uso dos métodos multiplicativos chinês e indiano, associados a vídeos, demonstra progresso na resolução de problemas complexos. Os resultados indicam que a abordagem integrada promove um ambiente de aprendizado envolvente, conectando a Matemática à vida cotidiana. O uso de mídias digitais, como vídeos do YouTube, enriquece as aulas, atendendo às diferentes necessidades de aprendizagem. A pesquisa conclui enfatizando a transformação dos alunos de espectadores passivos para participantes ativos na construção do conhecimento, destacando a importância da História da Matemática como ferramenta valiosa no ensino.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55549
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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