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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55545

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Título: Criatividade indômita : a contribuição da construção de jogos com fins didáticos para a aprendizagem da história
Autor(es): SOARES, Pedro Paulo Gomes
Palavras-chave: Ensino de história; Aprendizagem da história; Jogos didáticos; Mudança conceitual
Data do documento: 1-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOARES, Pedro Paulo Gomes. Criatividade indômita: a contribuição da construção de jogos com fins didáticos para a aprendizagem da história. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O tema desta dissertação é a produção de jogos didáticos nas salas de aula de história. Nosso objetivo geral é analisar as possíveis contribuições da produção de jogos didáticos pelos estudantes, nas aulas de história, para a construção de um entendimento complexo do passado, em meio à uma paisagem escolar contemporânea atravessada por narrativas que ecoam o negacionismo histórico e o revisionismo ideológico propagados em plataformas de grande alcance. Os objetivos específicos consistem em identificar quais saberes são mobilizados pelos estudantes quando constroem jogos didáticos, bem como entender como a “mudança conceitual” se faz presente nessa produção. A questão da pesquisa traduz-se em pensar se há e quais relações podemos estabelecer entre a construção de jogos didáticos e a mudança conceitual. Para cumprir esse propósito, foi realizada uma pesquisa qualitativa onde estudantes de duas turmas de 7° ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da rede pública da cidade do Cabo de Santo Agostinho – PE, foram convidados a construir um jogo sobre as etnias originárias brasileiras. O desenvolvimento e análise deste processo indicou: i) o letramento lúdico como basilar para a compreensão da linguagem dos jogos, ii) a possibilidade do retema como ferramenta válida para construção de jogos dentro do contexto escolar, iii) o campo da produção de jogos como espaço de vazão das habilidades procedimentais dos (as) estudantes, bem como da elaboração de argumentos de autoridade sobre o conteúdo histórico mobilizado através do jogo, iv) que a mudança conceitual se faz presente quando os estudantes produzem uma narrativa autoral através da apropriação tanto da mecânica do jogo quanto do conteúdo histórico escolar. Como proposição didática, criamos um guia explicando quais os elementos compõem um jogo didático com temas históricos, como construí-lo junto com os estudantes e as particularidades dessa proposta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55545
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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