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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55517
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Título: | Avaliação do modelo didático de aprendizagem de análises preliminares de risco |
Autor(es): | SOUZA, Wagner Isauçon Farias de |
Palavras-chave: | Análise preliminar de risco (APR); Riscos; Avaliações; Modelo integrador |
Data do documento: | 27-Set-2023 |
Citação: | Souza, Wagner Isauçon Farias de. Avaliação do modelo didático de aprendizagem de análises preliminares de risco 2024. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O objetivo deste estudo foi caracterizar demograficamente a fábrica de cimentos da Votorantim localizada na cidade Paulista em Pernambuco, avaliar o nível de análises preliminares de riscos (APR’s), por meio de um estudo de avaliação das amostragens interagindo com o estudo demográfico, que são realizadas previamente em todas as atividades e oferecer uma proposta ao modelo integrador no tópico de percepção de risco baseado em modelos didáticos sugeridos para o público-alvo da unidade. Em virtude da proposta do tema pela equipe de segurança da empresa Votorantim Cimentos da regional nordeste em melhorar a qualidade das APR’s elaboradas com fins nacuidade pessoal entre os funcionários gerando a redução progressiva em médio e longo prazo dos danos e riscos provocados pelas atividades. O tema motiva a elaboração dessa pesquisa e abre espaço para discussões posteriores de análises mais profundas nas ferramentas didáticas trabalhadas em todo o grupo regional além do campo amostral deste trabalho em temas pioneiros como segurança genuína, proposta imersiva em ferramentas educativas em 3D. Para o estudo demográfico foi utilizado o quadro de funcionários, no nivelamento das APR’s aplicou-se um modelo de avaliação, pelo software Checklist Fácil, com perguntas voltadas ao mapeamento do funcionário e atividade realizada, assim como o conhecimento técnico nos exercícios, riscos pertinentes/inerentes, medidas de controle que possam eliminar ou mitigar danos/riscos e outros pontos determinantes para segurança. Na proposição na intervenção do modelo didático foi utilizada a proposta de metodologia ativa com imersão lúdica, criando um jogo ilustrativo com apoio digital aos usuários e voltados aos pontos chaves da análise de risco. O estudo correlacionou variáveis de contigência com a qualidade das APR’s no âmbito de riscos e medidas de controle e propôs um briefing. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55517 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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