Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55494

Compartilhe esta página

Título: Influência do estado nutricional na presença de fatores de risco à saúde cardiovascular de crianças dos 7 aos 10 anos de idade na cidade de Custódia – PE
Autor(es): QUEIROZ, Mariama Farias de
Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares; Fatores de Risco; Pré-Escolar; Obesidade
Data do documento: 30-Mai-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: QUEIROZ, Mariama Farias de. Influência do estado nutricional na presença de fatores de risco à saúde cardiovascular de crianças dos 7 aos 10 anos de idade na cidade de Custódia – PE. 2023. Dissertação (Mestrado em Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: Os indivíduos que apresentam gordura corporal acima dos valores aceitáveis possuem maior risco de desenvolver doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, que até pouco tempo eram associados apenas aos adultos e que estão cada vez mais sendo diagnosticadas em idades precoces. O objetivo da pesquisa é investigar a relação do excesso de peso com o desenvolvimento de outros fatores de risco relacionados à doenças cardiovasculares em crianças de 07 a 10 anos, na cidade de Custódia – PE. Trata-se de um estudo observacional e analítico, com delineamento transversal, realizado com 81 crianças em idade escolar. A coleta de dados aconteceu em três fases, na primeira parte foram aplicados os questionários de avaliação com pais e/ou responsáveis; a segunda aconteceu no ambiente escolar e as crianças foram avaliadas quanto à antropometria, pressão arterial, consumo alimentar e avaliação da variabilidade cardiovascular; a última etapa aconteceu a coleta do sangue venoso, totalizando 7 etapas. Este estudo foi aprovado pelo CEP/CAV/UFPE, com no parecer: 5.628.596. A distribuição amostral evidenciou predomínio do sexo masculino (55,6%) em relação ao feminino (44,4%). Em relação ao estado nutricional foi observada uma quantidade maior de alunos com baixo peso (16%) do que com sobrepeso (13,6%) e obesidade (12,4%) e mais da metade da população está em eutrofia (58%). Também há variação entre a média de pressão arterial sistólica e diastólica quando comparado dentre os grupos de IMC (p=0,046), percebendo o aumento dos valores concomitante ao aumento da massa corporal, assim como presença de hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia. Os achados sobre os indicadores de risco cardiovascular nos escolares sugerem a necessidade de um monitoramento precoce e periódico exames bioquímicos e da pressão arterial, além da necessidade de uma parceria entre a escola e o serviço público de saúde para prevenção e promoção da saúde da população infantil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55494
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Nutrição, Atividade Física e Plasticidade Fenotípica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mariama Farias de Queiroz.pdf
  Item embargado até 2026-03-12
2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons