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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55478

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Título: A Justiça Restaurativa na Educação do Estado de Pernambuco : análises e reflexões sobre práticas destinadas à promoção dos direitos humanos no ambiente escolar
Autor(es): GALINDO, Clécia Cristina Bezerra Silvestre
Palavras-chave: Justiça Restaurativa; Educação; Escolas de Pernambuco; Cultura de Paz; Direitos Humanos
Data do documento: 31-Ago-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GALINDO, Clécia Cristina Bezerra Silvestre. A Justiça Restaurativa na Educação do Estado de Pernambuco: análises e reflexões sobre práticas destinadas à promoção dos direitos humanos no ambiente escolar. 2023. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente dissertação de mestrado tem por objetivo compreender como funcionam as práticas restaurativas na Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba Professor Antônio José Barbosa dos Santos - EREMT e como essas práticas incidem sobre os sujeitos envolvidos, a partir das perspectivas e das experiências do facilitador da escola, dos alunos e dos professores, considerando que somente a vivência prática é capaz de demonstrar os aspectos desse modelo de Justiça destinado à transformação pedagógica e cultural das escolas. No primeiro momento resgatamos as principais bases teóricas sobre a Justiça Restaurativa e a Justiça Restaurativa na Educação que possibilitam ao leitor o entendimento da temática abordada ao longo da pesquisa. Em seguida apresentamos os projetos relacionados à Justiça Restaurativa na Educação especificamente no Estado de Pernambuco (Projeto Restaurando a Mata e Projeto Bem Querer), confrontando com a teoria explicitada e evidenciando novas descobertas. Posteriormente revelamos como funcionam as práticas restaurativas na EREMT, bem como apresentamos as opiniões e pontos de vista de alunos e professores sobre as experiências pessoais vividas, a partir da formação de grupos focais e de entrevistas escritas. Vale ressaltar que esses dados obtidos na pesquisa de campo também são confrontados com o referencial teórico e com os propósitos dos projetos para que, assim, de fato, possamos trazer respostas sobre a incidência da Justiça Restaurativa na vida dos voluntários. Desse modo, neste trabalho, teoria e prática entram em comunicação e a partir desta comunicação alcançamos o objetivo desta pesquisa, considerando as compatibilidades e também os novos sentidos. Por fim, valoriza-se, assim, a Justiça Restaurativa na Educação de Pernambuco, especialmente numa escola pública do nosso Estado (campo ainda pouco explorado e pouco reconhecido) que busca promover o empoderamento da comunidade escolar, o acolhimento e a restauração das relações por meio do diálogo e da escuta ativa e verdadeira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55478
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

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