Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55455

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Jehan Fonsêca do-
dc.contributor.authorBEZERRA JUNIOR, Luciano Gomes-
dc.date.accessioned2024-03-14T20:26:29Z-
dc.date.available2024-03-14T20:26:29Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.date.submitted2024-03-13-
dc.identifier.citationBEZERRA JUNIOR, Luciano Gomes. Revisitando o experimento de ondas eletromagnéticas de Hertz: uma análise computacional . 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55455-
dc.description.abstractNo ano de 1888, o experimento de Heinrich Rudolf Hertz comprovou a existência de ondas eletromagnéticas, e que seus comportamentos são os mesmos da Luz, a qual já se sabia sua natureza ondulatória. Esse experimento foi um marco para a ciência e a tecnologia, já que validou o que foi proposto teoricamente por James Maxwell, onde a onda eletromagnética é obtida por meio das conhecidas Equações de Maxwell. Sendo assim, do ponto de vista tecnológico, essas comprovações teórica e experimental possibilitaram o desenvolvimento de equipamentos, que estão presentes no dia a dia, tais como TVs de espessuras finas, sinal wi-fi, smartphones, tablets entre outros. Essas tecnologias modernas possuem forte influência na área educacional, o que ainda é um “tabu” por parte dos profissionais da área, na tentativa de qualificação profissional, melhorando assim a qualidade da didática em sala de aula, como também na produção de produtos educacionais modernos. Por fim, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa um experimento comumente aplicado em Laboratório de Ensino de Eletromagnetismo, a níveis de ensino médio e superior, a depender da abordagem, por meio de modelagens computacionais produzidas através de um software de acesso livre, para simular, especificamente, o experimento de geração e propagação de ondas eletromagnéticas realizado por Hertz. Além disso, na abordagem analítica, foi usada a Transformada de Laplace, que é bastante utilizada em cursos de Física e Engenharia, por exemplo, e, na abordagem numérica, o Método de Euler-Cromer. Como resultado, foi desenvolvida uma modelagem computacional que simula bem o experimento de Hertz. Essa simulação pode ser usada por estudantes e professores, para manipulações dos valores nominais dos equipamentos eletrônicos assim como outras grandezas presentes no experimento, para acompanhamento do fenômeno físico.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOndas eletromagnéticaspt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectHertzpt_BR
dc.subjectMaxwellpt_BR
dc.titleRevisitando o experimento de ondas eletromagnéticas de Hertz: uma análise computacional.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5994344507469898pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2113997024256124pt_BR
dc.description.abstractxIn 1888, Heinrich Rudolf Hertz's experiment proved the existence of electromagnetic waves, and that their behavior is the same as that of light, whose wave nature was already known. This experiment was a milestone for science and technology, since it validated what was theoretically proposed by James Maxwell, where the electromagnetic wave is obtained by means of the well-known Maxwell Equations. From a technological point of view, these theoretical and experimental proofs enabled the development of equipment that is present in everyday life, such as thin TVs, wi-fi signals, smartphones and tablets, among others. These modern technologies have a strong influence on the educational field, which is still a "taboo" for professionals in the area, in an attempt to gain professional qualifications, thus improving the quality of teaching in the classroom, as well as in the production of modern educational products. Finally, this Final Paper analyzes an experiment commonly applied in Electromagnetism Teaching Laboratories, at secondary and higher education levels, depending on the approach, by means of computer models produced using openaccess software, to simulate, specifically, the electromagnetic wave generation and propagation experiment carried out by Hertz. In addition, the analytical approach used the Laplace transform, which is widely used in physics and engineering courses, for example, and the numerical approach used the Euler-Cromer method. As a result, a computer model was developed that simulates Hertz's experiment well. This simulation can be used by students and teachers to manipulate the nominal values of the electronic equipment as well as other quantities present in the experiment, in order to monitor the physical phenomenon.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luciano Gomes Bezerra Junior.pdf744,35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons