Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5540
Compartilhe esta página
Título: | Um ambiente para o apoio ao método Jigsaw de aprendizagem cooperativa |
Autor(es): | Lane Souto Pereira, Vivian |
Palavras-chave: | Ensino à Distância; Telemática,; Redes de Computadores |
Data do documento: | 2003 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Lane Souto Pereira, Vivian; Dueire Lins, Rafael. Um ambiente para o apoio ao método Jigsaw de aprendizagem cooperativa. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. |
Abstract: | Esta dissertação apresenta uma investigação que envolve a mudança de paradigma, do presencial para o virtual, de um consagrado método de aprendizagem cooperativa. Isso ocorreu através da incorporação de novos instrumentos e contextos de aplicação, para que fosse possível desenvolver de um ambiente telemático adequado ao método em sua nova situação. Um total de cinco aplicações do método Jigsaw de aprendizagem cooperativa, utilizando como instrumento de organização e comunicação do conhecimento, os mapas conceituais, constituíram um processo experimental. Esse processo abrangeu desde um contexto presencial até um totalmente não presencial. Tal processo possibilitou a definição de requisitos para a concepção, modelagem e implementação de um ambiente virtual incorporando os aspectos adequados à aplicação do método nos contextos apresentados |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5540 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo7004_1.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons