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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/554
Title: O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura
Authors: MAIA, Fabiana Britto de Azevedo
Keywords: Emoções diferenciadas;Serviços Extremos;Risco Percebido;Consumo Sagrado;Turismo de aventura.
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Britto de Azevedo Maia, Fabiana; Alencar de Farias, Salomão. O significado das emoções nas experiências satisfatórias do consumidor de serviços extremos: uma investigação no turismo de aventura. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: O objetivo desta tese é interpretar o significado das emoções diferenciadas (estruturas afetivocognitivas), tal como expressadas pelos consumidores diante do processo de avaliação da satisfação no contexto das experiências de serviços extremos. A investigação baseia-se na Teoria das Emoções Diferenciadas, considerando que as emoções se associam aos aspectos cognitivos formando as estruturas afetivo-cognitivas, as quais mediam a interpretação do indivíduo em relação ao contexto em que está inserido. Define-se a tipologia de serviços extremos, a qual envolve a combinação de emoções associadas ao risco percebido e às características sagradas, servindo de parâmetro de análise associada à perspectiva experiencial do consumo. Destacam-se os domínios do consumo sagrado referentes aos lugares, às pessoas e às experiências, relacionados com os serviços extremos. A pesquisa tem como base epistemológica o interpretativismo e utiliza-se como método a análise do discurso, no nível semântico-pragmático. A coleta de dados contempla entrevistas individuais com os consumidores de turismo de aventura e observação direta. Os resultados do estudo indicam que a interpretação do significado das emoções varia em função da estrutura afetivo-cognitiva de cada indivíduo na situação. Sugere-se que tanto as emoções positivas quanto as negativas podem levar à satisfação. A interpretação da percepção dos riscos controlados evidencia o uso de estratégias de redução dos riscos por parte dos consumidores, que pode levar à satisfação. A manifestação de aspectos do consumo sagrado também sugere seu papel relevante na satisfação. Ressalta-se que a combinação de emoções (positivas e/ou negativas), associada aos aspectos cognitivos (riscos percebidos) e as características sagradas, podem levar à satisfação com as experiências de serviços extremos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/554
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Administração

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