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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55367
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CORIOLANO-MARINUS, Maria Wanderleya de Lavor | - |
dc.contributor.author | ARRUDA, Mariana Ribeiro Vanderley de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Vitoria Andrade de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T12:38:20Z | - |
dc.date.available | 2024-03-08T12:38:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Mariana; OLIVEIRA, Vitoria. Impactos do uso de telas no desenvolvimento de crianças pré-escolares e escolares. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55367 | - |
dc.description.abstract | A evolução tecnológica transformou o cenário social, resultando no uso constante de telas devido ao avanço das mídias digitais. No entanto, a desigualdade de acesso à tecnologia persiste globalmente. O desenvolvimento infantil, fundamental na primeira infância, é influenciado por diversos fatores, incluindo o uso de telas, portanto é necessária a investigação dos impactos positivos e prejudiciais que essas tecnologias trazem. Atualmente, recomendações pediátricas destacam limites de tempo de tela, enfatizando a importância da supervisão dos pais e responsáveis para maximizar benefícios e evitar consequências negativas. Essa pesquisa tem o objetivo mapear os conhecimentos sobre o uso de telas e seus impactos na saúde de crianças pré-escolares e escolares. Trata-se de uma revisão de escopo, realizada nas bases de dados Scopus, PubMed, Scielo e Web of Science. Os dados para análise foram submetidos ao software EndNote para a remoção de duplicatas, e posteriormente incluídos numa planilha do Microsoft Excel 2010. A pesquisa evidenciou, principalmente, os impactos negativos, deixando lacunas sobre a aplicação positiva da tecnologia no cuidado infantil e na saúde. Diante disso, surgem questionamentos sobre os conhecimentos produzidos por intervenções de enfermagem e os impactos diretos do uso de telas no cuidado e na educação de crianças pré-escolares e escolares. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Pré-escolar | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Tempo de tela | pt_BR |
dc.title | Impactos do uso de telas no desenvolvimento de crianças pré-escolares e escolares | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FARIAS, Lays Hevércia Silveira de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8371539941315443 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1579091662699529 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0083975903990723 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The technological evolution has transformed the social landscape, resulting in the constant use of screens due to the advancement of digital media. However, inequality in access to technology persists globally. Childhood development, crucial in early years, is influenced by various factors, including screen usage. Therefore, it is crucial to investigate the positive and negative impacts these technologies bring. Currently, pediatric recommendations emphasize screen time limits, highlighting the importance of parental supervision to maximize benefits and avoid negative consequences. This research aims to map the knowledge about screen usage and its impacts on the health of preschool and school-age children. It is a scoping review conducted on the Scopus, PubMed, Scielo, and Web of Science databases. Data for analysis were subjected to duplicate removal using EndNote software and subsequently included in a Microsoft Excel 2010 spreadsheet. The research predominantly highlighted negative impacts, leaving gaps regarding the positive application of technology in child care and health. In light of this, questions arise about the knowledge produced by nursing interventions and the direct impacts of screen usage on the care and education of preschool and school-age children. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4399511415636535 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-7283-8629 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8648-8307 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Enfermagem |
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