Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55367

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORIOLANO-MARINUS, Maria Wanderleya de Lavor-
dc.contributor.authorARRUDA, Mariana Ribeiro Vanderley de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Vitoria Andrade de Farias-
dc.date.accessioned2024-03-08T12:38:20Z-
dc.date.available2024-03-08T12:38:20Z-
dc.date.issued2024-01-30-
dc.date.submitted2024-02-29-
dc.identifier.citationARRUDA, Mariana; OLIVEIRA, Vitoria. Impactos do uso de telas no desenvolvimento de crianças pré-escolares e escolares. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55367-
dc.description.abstractA evolução tecnológica transformou o cenário social, resultando no uso constante de telas devido ao avanço das mídias digitais. No entanto, a desigualdade de acesso à tecnologia persiste globalmente. O desenvolvimento infantil, fundamental na primeira infância, é influenciado por diversos fatores, incluindo o uso de telas, portanto é necessária a investigação dos impactos positivos e prejudiciais que essas tecnologias trazem. Atualmente, recomendações pediátricas destacam limites de tempo de tela, enfatizando a importância da supervisão dos pais e responsáveis para maximizar benefícios e evitar consequências negativas. Essa pesquisa tem o objetivo mapear os conhecimentos sobre o uso de telas e seus impactos na saúde de crianças pré-escolares e escolares. Trata-se de uma revisão de escopo, realizada nas bases de dados Scopus, PubMed, Scielo e Web of Science. Os dados para análise foram submetidos ao software EndNote para a remoção de duplicatas, e posteriormente incluídos numa planilha do Microsoft Excel 2010. A pesquisa evidenciou, principalmente, os impactos negativos, deixando lacunas sobre a aplicação positiva da tecnologia no cuidado infantil e na saúde. Diante disso, surgem questionamentos sobre os conhecimentos produzidos por intervenções de enfermagem e os impactos diretos do uso de telas no cuidado e na educação de crianças pré-escolares e escolares.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPré-escolarpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectTempo de telapt_BR
dc.titleImpactos do uso de telas no desenvolvimento de crianças pré-escolares e escolarespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFARIAS, Lays Hevércia Silveira de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8371539941315443pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1579091662699529pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0083975903990723pt_BR
dc.description.abstractxThe technological evolution has transformed the social landscape, resulting in the constant use of screens due to the advancement of digital media. However, inequality in access to technology persists globally. Childhood development, crucial in early years, is influenced by various factors, including screen usage. Therefore, it is crucial to investigate the positive and negative impacts these technologies bring. Currently, pediatric recommendations emphasize screen time limits, highlighting the importance of parental supervision to maximize benefits and avoid negative consequences. This research aims to map the knowledge about screen usage and its impacts on the health of preschool and school-age children. It is a scoping review conducted on the Scopus, PubMed, Scielo, and Web of Science databases. Data for analysis were subjected to duplicate removal using EndNote software and subsequently included in a Microsoft Excel 2010 spreadsheet. The research predominantly highlighted negative impacts, leaving gaps regarding the positive application of technology in child care and health. In light of this, questions arise about the knowledge produced by nursing interventions and the direct impacts of screen usage on the care and education of preschool and school-age children.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DENF) - Departamento de Enfermagem pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4399511415636535pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-7283-8629pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8648-8307pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ilovepdf_merged_organized (2).pdf365,82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons