Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5536
Título: O Cripto-Sistema Rijndael
Autor(es): BARROS, Sergio Augusto Prazin de
Palavras-chave: Criptografia;AES;Segurança de Dados;Criptoanálise
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Augusto Prazin de Barros, Sergio; Menezes Campello de Souza, Ricardo. O Cripto-Sistema Rijndael. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Com a evolução da velocidade dos processadores modernos, usar cifras de bloco de comprimento 56 bits para a chave, como no Padrão de Cifragem de Dados (Data Encryption Standard DES), tornou-se menos seguro. Pensando neste sentido, foi feito um concurso, iniciado em 1998, pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (National Institute of Standards and Technology NIST) do governo dos EUA para escolher um novo algoritmo criptográfico para substituir o antigo padrão. Em outubro de 2000 foi divulgado o resultado, o Rijndael tornou-se o Padrão Avançado de Cifragem (Advanced Encryption Standard AES). O AES é uma cifra de bloco iterativa cujo comprimento da chave é variável: 128, 192 ou 256 bits, operando sobre um bloco de 128 bits. Sua estrutura é baseada em transformações que utilizam a álgebra de corpos finitos, mais especificamente GF(256). Suas rodadas são seqüências de transformações provedoras dos requisitos básicos para uma cifra segura do ponto de vista criptográfico: confusão e difusão. Suas implementações nas mais diversas plataformas são velozes e ocupam pouca memória. Pode ser considerada uma cifra segura contra ataques de criptoanálise pois não existe nenhum ataque conhecido cujo desempenho seja melhor do que a busca exaustiva da chave. Esta dissertação é o resultado de um trabalho de pesquisa minucioso que revela de forma clara, mas sem excesso de rigores matemáticos, os detalhes do funcionamento, implementação, segurança e uso do Rijndael, servindo como instrumento para interessados na área de criptografia. Ele apresenta também uma implementação prática e didática da cifra, além da proposta e análise de uma função hash baseada no algoritmo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5536
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7003_1.pdf1,38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.