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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55337

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Título: Caminhos da avaliação educacional no Brasil: de influências internacionais à implementação do Ideb
Autor(es): MUNIZ, Rita de Fátima
MUNIZ, Sheila Maria
ANDRIOLA, Wagner Bandeira
Palavras-chave: avaliação educacional; cenário educacional internacional; índice de desenvolvimento da educação básica
Data do documento: Ago-2022
Citação: MUNIZ, Rita de Fátima; MUNIZ, Sheila Maria; BANDEIRA ANDRIOLA, Wagner. Caminhos da avaliação educacional no Brasil: de influências internacionais à implementação do Ideb. Revista Docentes, Fortaleza, v. 07, n. 018, pp. 65-73, agosto 2022
Abstract: Esse artigo aborda a trajetória da avaliação educacional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com uma abordagem bibliográfica. Para tanto, embasou-se na legislação vigente e em autores como Andriola (1999,2004), Horta Neto (2007, 2013), Vianna (1989, 2000, 2005), dentre outros. Evidenciou-se que as transformações ocorridas no cenário educacional internacional, especificamente nos Estados Unidos, influenciaram a projeção da avaliação no Brasil, e que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é difundido como um referencial de qualidade da educação no país.
Descrição: Todas as notas de rodapé encontram-se no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55337
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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