Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55337
Compartilhe esta página
Título: | Caminhos da avaliação educacional no Brasil: de influências internacionais à implementação do Ideb |
Autor(es): | MUNIZ, Rita de Fátima MUNIZ, Sheila Maria ANDRIOLA, Wagner Bandeira |
Palavras-chave: | avaliação educacional; cenário educacional internacional; índice de desenvolvimento da educação básica |
Data do documento: | Ago-2022 |
Citação: | MUNIZ, Rita de Fátima; MUNIZ, Sheila Maria; BANDEIRA ANDRIOLA, Wagner. Caminhos da avaliação educacional no Brasil: de influências internacionais à implementação do Ideb. Revista Docentes, Fortaleza, v. 07, n. 018, pp. 65-73, agosto 2022 |
Abstract: | Esse artigo aborda a trajetória da avaliação educacional no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com uma abordagem bibliográfica. Para tanto, embasou-se na legislação vigente e em autores como Andriola (1999,2004), Horta Neto (2007, 2013), Vianna (1989, 2000, 2005), dentre outros. Evidenciou-se que as transformações ocorridas no cenário educacional internacional, especificamente nos Estados Unidos, influenciaram a projeção da avaliação no Brasil, e que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é difundido como um referencial de qualidade da educação no país. |
Descrição: | Todas as notas de rodapé encontram-se no final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55337 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MUNIZ; MUNIZ. Caminhos da avaliação educacional. p. 65-73.pdf Acesso restrito | 141,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.