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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55331

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Título: A geografia na base nacional comum curricular (bncc): Percursos e perspectivas
Autor(es): PINHEIRO, Isadora
LOPES, Claudivan Sanches
Palavras-chave: base nacional comum curricular; currículo; ensino fundamental; ensino de geografia; Brasil
Data do documento: 2021
Citação: PINHEIRO, Isadora; LOPES, Claudivan Sanches. A geografia na base nacional comum curricular (bncc): Percursos e perspectivas. GEOUERJ. Rio de Janeiro, n.39, pp. 1-23, jul./dez. 2021.
Abstract: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, produzido pelo Ministério da Educação (MEC), que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das diversas etapas e modalidades da Educação Básica. Ao ser promulgada, a BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental (EI/EF) se tornou a referência nacional para a constituição dos currículos do país. Objetivo: Considerando a importância deste documento para a educação brasileira e para a Geografia, a presente pesquisa buscou discutir a entrada da Geografia escolar no Brasil, a importância do componente curricular nos currículos escolares e, principalmente, sua presença na BNCC. Dessa forma, buscou-se compreender os possíveis impactos no processo de ensino-aprendizagem da Geografia e as implicações para a formação do professor dessa área do currículo escolar. Métodos: O estudo seguiu os métodos da pesquisa qualitativa, com especial utilização da análise de conteúdo, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise de leis e documentos - especialmente o texto da BNCC EI/EF. Resultados: A partir da análise do documento, verificou-se que ele trará uma unificação dos conteúdos a nível nacional, entretanto, foram encontrados diversos retrocessos que incluem desde a explicação incompleta dos conceitos geográficos até uma escassa referência ao trabalho de campo da Geografia. Conclusão: Considerando tais elementos, este artigo almeja contribuir para a melhoria do processo formativo e da prática pedagógica dos professores de Geografia, apontando as mudanças e/ou desafios que enfrentarão na promoção da educação geográfica a partir da implantação da BNCC EI/EF.
Descrição: Todas as notas de rodapé estão no final do texto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55331
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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PINHEIRO; LOPES. Geografia na base nacional. p. 1-23.pdf
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