Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5533
Título: Uma arquitetura de integração de metadados governamentais: abordagem baseada em CWM
Autor(es): Jane Takahashi Monteiro, Laura
Palavras-chave: Metadados;Warehouse;Business intelligence
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Jane Takahashi Monteiro, Laura; Dueire Lins, Rafael. Uma arquitetura de integração de metadados governamentais: abordagem baseada em CWM. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Aplicativos computacionais utilizam diferentes estruturas de programação, sintaxe, e semântica para modelar seus metadados, gerando grandes incompatibilidades quanto há a necessidade de interação com outras aplicações. O OMG vem trabalhando no estabelecimento do CWM (Common Warehouse Metamodel) como padrão para a integração de metadados nos domínios de data warehouse e business intelligence. Nesta dissertação primeiramente foram abordados os aspectos gerais dos metadados e de suas arquiteturas de integração, para em seguida se pesquisar a aplicação dos metamodelos que compõem o CWM e suas tecnologias de fundamentação (UML, MOF, XMI) Desenvolveu-se a modelagem de um aspecto referente ao orçamento público existente em todas as instancias governamentais utilizando-se alguns dos metamodelos CWM, como forma de se demonstrar a facilidade na troca de metadados entre os diversos recursos de dados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5533
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo7002_1.pdf1,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.