Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55322

Compartilhe esta página

Título: Efeitos agudos da suplementação de nitrato de sódio na contribuição energética no exercício intervalado de alta intensidade em indivíduos ativos
Autor(es): SACCRAMENTO, Henrique Silva
Palavras-chave: Nitrato de sódio; Contribuição energética; Treinamento intervalado de alta intensidade; Suplementação
Data do documento: 14-Dez-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SACRAMENTO, Henrique Silva. Efeitos agudos da suplementação de nitrato de sódio na contribuição energética no exercício intervalado de alta intensidade em indivíduos ativos. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A presente dissertação teve como objetivo verificar o efeito da suplementação aguda de nitrato na contribuição energética oxidativa, fosfocreatina e glicolítica (COXI, CPCr e CLAC, respectivamente) durante um exercício intervalado de alta intensidade (HIIE). Quinze indivíduos fisicamente ativos foram submetidos a teste incremental de corrida em esteira e duas sessões de HIIE (10 x 1 minuto na velocidade aeróbia máxima com 1 minuto de recuperação passiva) nas seguintes condições: nitrato de sódio (NS) ou Placebo (PL). A medida repetida ANOVA foi usada para comparar COXI e CPCr nos 10 esforços, enquanto que o Teste t de Student foi usado para comparar a contribuição total (CTOTAL), CLAC e percentuais da contribuição oxidativa (%OXI) e não oxidativa (%PCr-LAC). Considerando os 10 esforços, COXI apresentou efeito principal para condição (p = 0,001; maior COXI para NS que PL) porém sem interação (p = 0,415), enquanto CPCr apresentou efeito para condição (p = 0,003; menor CPCr para NS que Placebo) e sem interação (p = 0,507). A contribuição oxidativa total e percentual foi maior (p <0,001) após NS (19,1 ± 3,4 L; 59,3 ± 4.5%) do que PL (16,7 ± 3,1 L; 52.7 ± 2.9%), enquanto a contribuição não oxidativa total e percentual foi menor (p = 0,002) após NS (12,4 ± 2,5 L; 40.6 ± 4.5 L) do que PL (14,1 ± 2,6 L; 47.2 ± 2.9%). A contribuição energética total não foi diferente entre os ensaios. A dose aguda de suplementação de NS melhorou a contribuição oxidativa durante o HIIE e reduziu a CPCr. COXI mais elevado e CPCr reduzido está provavelmente relacionado ao aumento da cinética do oxigênio e eficiência energética. Portanto, a suplementação de NS pode ser utilizada durante o HIIE para maximizar o metabolismo oxidativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55322
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Henrique Silva Sacramento.pdf3,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons