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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55317
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | RAMALLO, Francisco | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T23:43:54Z | - |
dc.date.available | 2024-03-01T23:43:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | RAMALLO, Francisco. Paulo Freire con glittery pañuelo verde: notas cuir para educadores. Série-Estudos, Campo Grande, v. 24, n. 52, p. 101-122, dez. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55317 | - |
dc.description | Todas as notas se encontram ao final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | nas últimas três décadas, o movimento das teorias queer questionavam a ideia de sujeito autônomo, da pedagogia intelectualizada - em sua desconexão com os afetos e com os corpos -, a linearidade da mediação, a racionalidade evolutiva, a retórica salvífica do humanismo e a evangelização da positividade e da esperança, este ensaio é uma homenagem - respeitoso e irreverente - a paulo freire, em cujas sombras proponho me aventurar em uma provocação que surge da necessidade de enunciar um conhecimento sensível sobre a sobrevivência de nossos corpos e afetos na teoria da educação, é por isso que hoje o represento com glitter e lenço verde, com esse propósito, transito três movimentos, no primeiro, enfatizo a intenção de contaminara imagem imaculada do pedagogo latino-americano como prática de decomposição do conhecimento autorizado da pedagogia, no segundo movimento, recupero uma série de narrativas que descentralizam o sujeito moderno da pedagogia, subtraindo a intenção de dissociar sua tecnologia evolutiva e sua imprevisível racionalidade, no terceiro movimento, menciono uma série de leituras que valorizam e também questionam a obra intelectual de paulo freire, por tudo isso, argumento-como forma de ir contra si mesmo-a favor de um deslocamento das leituras diretas da pedagogia crítica, uma necessidade cívica diante da atual demanda por uma educação sexual. | pt_BR |
dc.format.extent | p 101-122 | pt_BR |
dc.language | spa | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | pesquisa narrativa | pt_BR |
dc.subject | pedagogia crítica | pt_BR |
dc.subject | teoria queer | pt_BR |
dc.title | Paulo Freire con glittery pañuelo verde: notas cuir para educadores | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2024-02 | - |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RAMALLO. Paulo Freire con glitter y pañuelo verde. p. 101-122.pdf Acesso restrito | 169,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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