Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55280
Share on
Title: | O mangá pela didática da História : as histórias sensíveis e os traumas da Segunda Guerra Mundial a partir de Gen Pés Descalços |
Authors: | CANOVA JÚNIOR, Dionson Ferreira |
Keywords: | História - Estudo e ensino; Didática; Japão; Segunda guerra mundial; Histórias em quadrinhos |
Issue Date: | 29-Jan-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | CANOVA JÚNIOR, Dionson Ferreira. O mangá pela didática da História: as histórias sensíveis e os traumas da Segunda Guerra Mundial a partir de Gen Pés Descalços. 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Essa dissertação discute a partir da Didática da História a compreensão da Segunda Guerra Mundial, no Japão, mediante o testemunho de experiência traumática por meio do mangá “Gen Pés Descalços” (はだしのゲン Hadashi no Gen) de Keiji Nakazawa (1939-2012). A memória produz conhecimento a partir da experiência daqueles que, a nível individual ou coletivo, deixaram suas vivências, permitindo, assim, que o passado esteja vivo no presente. É neste contexto que situamos as histórias sensíveis ou traumáticas, aquelas que estão politicamente carregadas de emoções e que são imprescindíveis para o debate referente ao Ensino de História. Desse modo, a presente pesquisa possui três capítulos que são pautados no objetivo principal: analisar o uso de mangás como fonte para o Ensino de História. Ao longo da pesquisa, investigamos a sociedade japonesa em relação aos seus discursos a respeito da guerra e o uso do mangá como ferramenta de aprendizagem histórica no processo de desenvolvimento da consciência histórica por meio do conhecimento histórico sobre a Segunda Guerra Mundial. Por fim, a pesquisa nos levou a compreensão de que o uso do mangá permite a construção da alteridade e identidade nos estudantes em relação ao outro, além de que, enquanto ferramenta de aprendizagem histórica, possibilita a formação de competências do pensamento histórico acerca do uso de fontes na elaboração da consciência histórica sobre as narrativas do passado e na capacidade de criticidade sobre a realidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55280 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Dionson Ferreira Canova Júnior.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License