Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55273
Share on
Title: | A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru |
Authors: | VARGAS SÁNCHEZ, Saira Esperanza |
Keywords: | decolonialidade do conhecimento; música Andina; currículos; formação profissional; América Latina |
Issue Date: | 20-Oct-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | VARGAS SANCHÉZ, Saira Esperanza. A Geopolítica das músicas Andinas no currículo das escolas superiores de música em Peru. 2021. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Esse trabalho objetiva investigar a geopolítica do ensino de música no Peru, a partir da análise dos currículos das escolas superiores de música, focalizando-se no Conservatorio Nacional de Música (CNM) e na Escuela de Música de la Facultad de Artes Escénicas de la PUC-Perú. O aumento do ensino da música ocidental se fortalece frente à música andina tradicional, e esta última não está presente nas instituições de ensino superior. Sua ausência faz com que o ensino e a prática de música se concentrem especificamente nos processos de ensino e aprendizagem da música ocidental, que se sobrepõe à música andina, minimizando seu valor social, cultural e educacional. Para analisar a ausência da música andina, se faz uma análise documental dos currículos da educação superior relacionados à formação profissional musical, já que se considera que essa não-presença da cultura musical andina está relacionada à geopolítica do ensino de música, sendo desvalorizada pelo mesmo processo colonizador que reproduz e naturaliza o sistema ocidentalista dominador sobre a cultura andina. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55273 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Saira Esperanza Vargas Sánchez.pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License