Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55264

Comparte esta pagina

Título : Consumo alimentar de mães em dieta de exclusão por suspeita de alergia a proteína do leite de vaca em seus lactentes
Autor : LUCCHESI, Fabiana de Arruda
Palabras clave : Alergia a proteína do leite de vaca; Dietas restritivas; Lactente; Nutrição da lactante
Fecha de publicación : 30-nov-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LUCCHESI, Fabiana de Arruda. Consumo alimentar de mães em dieta de exclusão por suspeita de alergia a proteína do leite de vaca em seus lactentes. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : A alergia à proteína do leite de vaca é definida como uma resposta imunomediada ao consumo da proteína do leite. Quando a suspeita diagnóstica acontece durante a amamentação, a exclusão dos alimentos fonte da dieta materna é realizada. Uma dieta materna severamente restrita pode alterar a nutrição apresentada ao bebê via leite humano. O objetivo foi analisar o consumo alimentar de mães em dieta de exclusão por suspeita de alergia a proteína do leite de vaca em seus bebês com mães de lactentes saudáveis. Estudo de corte transversal com componente analítico incluindo um grupo de casos e outro de comparação, realizado no período de Agosto de 2022 a Março de 2023. Foram incluídas mães atendidas nos Ambulatórios de Gastropediatria e Puericultura do Hospital das Clínicas de Pernambuco, consultórios privados de gastropediatras e nutricionistas da cidade do Recife-PE. O grupo caso foi definido como o grupo de mães em dieta de exclusão de leite e derivados e demais grupos alimentares considerados alergênicos por suspeita de alergia a proteína do leite de vaca em seus lactentes. O grupo comparação foi composto por mães de lactentes saudáveis, sem necessidade de exclusão de grupos alimentares durante a amamentação. Para a classificação do perfil nutricional materno foi coletado o peso pré-gestacional e o ganho de peso durante a gestação, realizado através do Índice de Massa Corporal pré-gestacional e do ganho de peso gestacional. O consumo alimentar materno foi realizado através da aplicação do Recordatório 24h, excetuando dia de final de semana. A necessidade nutricional diária foi calculada individualmente pela Dietary Reference Intakes de acordo com equação preditiva e com adição de 500kcal para a lactação no primeiro semestre. Foram incluídas 46 mães, 22 no grupo caso e 24 no grupo comparação. O número de grupos alimentares excluídos variou entre 1 e 7, com média de 2,45 (DP±1,65). O principal grupo alimentar excluído foi leite e derivados (100%), seguido por ovo (54,5%), soja (31,8%), oleaginosas (22,7%), trigo (18,2%), café (13,6%) e peixe (4,5%). O tempo de dieta de exclusão materna foi de 4,1 meses (DP±2,7). Para ambos os grupos, inadequações próximas ou iguais a 100% para fibras, cálcio, vitamina A, vitamina B6 e vitamina B9 foram encontradas. O consumo calórico também se mostrou inadequado com valores acima de 80% tanto para as mães caso quanto para as mães do grupo comparação. Mães em dieta de restrição apresentam menor consumo calórico em relação às recomendações para o período de lactação. Porém, lactantes apresentam risco aumentado de menor consumo alimentar e deficiências nutricionais por alterações qualitativas durante o aleitamento materno. Intervenções nutricionais para lactantes podem ser consideradas visando melhor aporte nutricional para a mãe e para o bebê.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55264
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fabiana de Arruda Lucchesi.pdf988,57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons