Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55226

Comparte esta pagina

Título : A batalha contra o “mal” : atividade missionária e a transformação do missionário – um processo de “conversão simétrica”
Autor : COSTA, Luciano Rodrigues da
Palabras clave : Antropologia; Cristianismo; Missionários; África; Subjetividade; Conversão
Fecha de publicación : 24-feb-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : COSTA, Luciano Rodrigues da. A batalha contra o “mal”: atividade missionária e a transformação do missionário – um processo de “conversão simétrica”. 2023. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : O presente trabalho está situado no campo da Antropologia do Cristianismo e objetiva compreender como a subjetividade dos missionários é ressignificada a partir da ideia de guerra contra o “mal”. O grupo de pesquisa são os missionários brasileiros da Igreja Batista em Guiné-Bissau. Para isso, o trabalho visa entender a atividade missionária partindo da ideia de uma guerra contra o “mal” no encontro cultural africano. Nesse sentido, outros objetivos são estabelecidos: identificar os trabalhos e ações desenvolvidas pelos missionários, verificar estratégias, arranjos e negociações usadas pelos missionários no contexto local. A experiência do autor no pré-campo e a etnografia online serviram de metodologia no desenvolvimento do trabalho, que contou com entrevistas, conversas informais e questionário. O trabalho parte da ideia de que a atividade missionária é uma batalha contra o “mal”. O “mal”, como categoria êmica, agrega elementos da teologia cristã e das religiões de matriz africana, considerando a África o berço do mal, onde há a necessidade de conversão a Deus. Os missionários são apresentados como as pessoas que levam Deus aos lugares que chegam, lutando contra o “mal”. Porém, o processo de conversão dos nativos, durante a atividade missionária, molda e ressignifica a subjetividade do missionário. Assim, descrevo esse processo como “conversão simétrica”.
Descripción : CAMPOS, Roberta B. C., também é conhecida em citações bibliográficas por: CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55226
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Luciano Rodrigues da Costa.pdf763,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons