Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55224
Comparte esta pagina
| Título : | Didática da história e arquétipos em quadrinhos de terror : uma análise a partir de “Carniça e a Blindagem Mística” |
| Autor : | ALMEIDA, Tayane Ferreira de |
| Palabras clave : | História; Histórias em quadrinhos de terror; Medo; História - Didática; Histórias em quadrinhos |
| Fecha de publicación : | 6-feb-2024 |
| Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
| Citación : | ALMEIDA, Tayane Ferreira de. Didática da história e arquétipos em quadrinhos de terror: uma análise a partir de “Carniça e a Blindagem Mística”. 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
| Resumen : | Esta dissertação investiga a partir da Didática da História a potencialidade do gênero de terror para a construção de saber histórico, buscamos desenvolver esta investigação a partir das HQs, analisando em específico a narrativa presente em “Carniça: a blindagem mística” do autor Shiko (2020). Para tanto este trabalho foi dividido em capítulos, que defendem a seguinte hipótese: o terror apresenta temas comuns ao campo da experiência histórica (medo, violência, ansiedades, moralidade, preconceitos, dentre outros) desta forma a utilização destas narrativas no Ensino de História se apresenta de maneira lógica. No segundo capítulo buscamos investigar os espaços de saber que cercam o conceito de terror. Analisando o próprio medo sob viés histórico através da construção de discurso - qual fator causa medo, a quem e em qual período histórico - percebendo alguns padrões narrativos utilizados no gênero. No terceiro capítulo objetivando delimitar o conceito de terror enquanto gênero literário e sub gêneros (sobrenatural, horror, gótico, thriller, etc). Em seguida, será desenvolvido um breve histórico acerca das HQs e o gênero do terror, buscando seus processos de desenvolvimento iniciais nos EUA, e em seguida focando nas fases de produção brasileira. No quarto capítulo será desenvolvida uma análise considerando os aspectos discutidos nos capítulos anteriores tendo em vista a obra “Carniça: a blindagem mística” volumes 1 e 2, para evidenciar a potencialidade que os quadrinhos de terror carregam para aprendizagem histórica a partir desta obra em específico. Concluímos que este quadrinho apresenta e representa medos palpáveis a sociedade contemporânea como a violência contra a mulher, além de inserir na sua história símbolos culturais do sertão nordestino e fontes históricas acerca do movimento do Cangaço. |
| URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55224 |
| Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - História |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO Tayane Ferreira de Almeida.pdf | 9,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

