Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55160

Compartilhe esta página

Título: Análise da paleoparasitologia na América do Sul: uma revisão bibliográfica acerca do identificação parasitológica no Brasil
Autor(es): SILVA, Paula Suelen do Nascimento Teles da
Palavras-chave: Paleoparasitologia; América do Sul; Brasil; Revisão Bibliográfica; Sítios Arqueológicos
Data do documento: 15-Set-2023
Citação: SILVA, Paula. Análise da paleoparasitologia na América do Sul: uma revisão bibliográfica acerca do identificação parasitológica no Brasil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A paleoparasitologia é um ramo da paleopatologia relativamente novo, que se dedica à identificação parasitológica em restos arqueológicos e paleontológicos. Por meio de técnicas como reidratação e biologia molecular é possível compreender o comportamento dos parasitas e suas semelhanças e diferenças em relação aos dias atuais. O Brasil possui uma rica variedade de sítios arqueológicos que forneceram evidências de infecções parasitárias em populações antigas, como os renomados sítios Boqueirão da Pedra Furada, Sítio do Meio e Gruta do Gentio II, entre outros, onde ovos e larvas de diferentes parasitas foram encontrados. A história da paleoparasitologia remonta aos estudos pioneiros do Sir Marc Armand Ruffer, que identificou ovos de Schistosoma haematobium em múmias egípcias. No Brasil, o Dr. Luiz Fernando Rocha liderou as primeiras pesquisas na Fundação Oswaldo Cruz. A pesquisa objetiva realizar uma revisão bibliográfica sobre os estudos da paleoparasitologia na América do Sul, com foco na identificação microscópica no Brasil. Quanto à metodologia, se trata de uma Revisão Bibliográfica narrativa, de natureza exploratória com a abordagem do tipo qualitativa, visando o avanço da ciência e o desenvolvimento do conhecimento científico acerca da paleoparasitologia, utilizando como critérios de inclusão estarem em português, inglês ou espanhol e abordarem o assunto “Paleoparasitologia”, sendo realizado um levantamento bibliográfico em periódicos online. Como resultado, o estudo atual revelou os parasitas predominantes identificados nos sítios arqueológicos do Brasil, entre eles, Trichuris trichiura, ancilostomídeos, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercoralis e Trypanosoma cruzi. Além disso, foram abordadas as principais abordagens empregadas para a identificação destes parasitas, incluindo as técnicas de flutuação, reidratação, imunológicas e biologia molecular. Por fim, o presente trabalho proporciona uma maior compreensão da relevância das infecções parasitárias para as populações antigas, bem como dos métodos de identificação, da presença de parasitos nos sítios arqueológicos brasileiros e como fatores culturais e principalmente climáticos podem interferir na presença do parasito em uma determinada região.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55160
Aparece nas coleções:(CB - BM) - TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Paula Suelen do Nascimento Teles da Silva.pdf7,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons