Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5513
Título: Política de substituição de um sistema sujeito a choques
Autor(es): Sabino, Edson Ricardo Calado
Palavras-chave: Manutenção;Modelos de Choque;Sistemas deteriorantes;Multicritério
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ricardo Calado Sabino, Edson; Alexandre Virgínio Cavalcante, Cristiano. Política de substituição de um sistema sujeito a choques. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: O mercado empresarial está cada vez mais competitivo, demandando qualidade, disponibilidade e baixos preços dos produtos. Para atender a tais requisitos, as atividades de manutenção vêm se tornando um diferencial para as empresas, contribuindo de forma direta ou indireta. Uma questão importante no gerenciamento de gastos com manutenção diz respeito às políticas de substituição de equipamentos, portanto, é necessário definir o melhor momento para substituir um sistema reparável. Entretanto, em alguns tipos de empresas como, por exemplo, as pertencentes ao setor de serviços, não se pode definir uma política de substituição baseada unicamente no custo de manutenção. Quando esse erro é cometido, outros aspectos importantes são comprometidos, tais como: a disponibilidade, o tempo de operação efetivo, a freqüência de interrupções e até a satisfação do cliente. Neste trabalho, é lançada uma proposta de uma política de substituição que leve em consideração mais de um critério, tentando encontrar uma alternativa que satisfaça da melhor maneira possível a todos os aspectos, de acordo com as necessidades do mercado. Os sistemas a serem tratados são considerados como sendo deteriorantes. Para modelar tais sistemas, é utilizado um modelo de choques, pois o mesmo tem vasta aplicabilidade e fácil manipulação. Para auxiliar no processo decisório de substituição, recorre-se ao método de apoio à decisão multicritério PROMETHEE II. Finalizando, as políticas de substituição monocritério (baseada exclusivamente no custo) e multicritério são comparadas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5513
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo568_1.pdf1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.