Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5512
Title: Um ambiente telemático para mediar a Investigação em grupo com uso de mapas Conceituais
Authors: Souza da Silva, Luciana
Keywords: Ambiente telemático;Aprendizagem Cooperativa;Mapas Conceituais;Investigação em Grupo
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Souza da Silva, Luciana; Dueire Lins, Rafael. Um ambiente telemático para mediar a Investigação em grupo com uso de mapas Conceituais. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Abstract: O trabalho aqui descrito buscou investigar as funcionalidades adequadas a um ambiente telemático de apoio ao método de aprendizagem cooperativa denominado Investigação em Grupo, associado ao uso de mapas conceituais. A pesquisa é fundamentada em teorias pedagógicas construtivistas, com destaque à aprendizagem significativa e cooperativa, incorporando a elas as tecnologias de informação e comunicação. Foi realizado um conjunto de experimentos onde foi aplicado o método Investigação em Grupo em sala de aula, usando mapas conceituais como instrumento básico de comunicação do conhecimento. Dentre os resultados do componente experimental, ficou evidenciada a adequação dos mapas conceituais ao método de aprendizagem utilizado. Também a partir dos resultados experimentais, foram definidos os requisitos para um ambiente telemático de apoio ao método. Tais funcionalidades foram modeladas utilizando a UML, gerando um conjunto de artefatos que possibilitaram a criação de um protótipo do ambiente telemático In Grupo
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5512
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo6990_1.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.