Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5504
Título: Análise do programa educacional de resistência às drogas e à violência em Pernambuco
Autor(es): Lins, Eleta Cristina Santos da Fonsêca
Palavras-chave: Proerd;Prevenção;Drogas;Violência;Polícia
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cristina Santos da Fonsêca Lins, Eleta; de Sousa Ramos, Francisco. Análise do programa educacional de resistência às drogas e à violência em Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência nasceu nos Estados Unidos na década de 80 e chegou ao Brasil no ano de 1992 através da Polícia Militar do Rio de Janeiro e em Pernambuco no ano de 2000. O objetivo deste programa é prevenir o uso indevido de drogas e a violência entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, ajudando-os a reconhecer as pressões e influência diária para usar drogas e praticar a violência, por meio de um curso aplicado pelos Instrutores Proerd que são policiais militares capacitados para desenvolveram tal atividade. Considerando que a eficácia de uma política de prevenção ao crime está ligada à existência de uma relação sólida e positiva entre a polícia e a sociedade, o Proerd tem se mostrado eficiente no propósito de prevenir o uso indevido de drogas. Verifica-se a partir da análise de depoimentos, documentos oficiais e de questionários aplicados que existe uma grande aceitação do programa por instituições públicas e privadas, especialistas na área de educação, crianças, adolescentes, jovens e adultos que participam dos cursos. Mesmo após alguns anos da aplicação do Proerd os alunos não se esquecem das lições aprendidas e multiplicam as informações recebidas. Observa-se ainda que nossa juventude está vulnerável ao mundo das drogas, estando tanto as crianças quanto seus pais carentes de orientações sobre as drogas e suas consequências
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5504
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo564_1.pdf2,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.