Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55001

Compartilhe esta página

Título: Efeitos do tratamento neonatal com kaempferol sobre a morfologia óssea de ratos submetidos a paralisia cerebral experimental
Autor(es): FALCÃO, Rebeca Thaís Ferreira
Palavras-chave: Paralisia cerebral; Osteopenia; Flavonoides
Data do documento: 11-Set-2023
Citação: FALCÃO, Rebeca Thaís Ferreira. Efeitos do tratamento neonatal com kaempferol sobre a morfologia óssea de ratos submetidos a paralisia cerebral experimental. 2023. 28 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: INTRODUÇÃO: A paralisia cerebral é uma alteração neurológica não progressiva resultante de lesões permanentes no cérebro, que afetam o tônus muscular, a postura e os movimentos, sendo reconhecida como a principal causa de problemas motores durante a infância. Dentre as complicações associadas à paralisia cerebral, destaca-se a osteopenia. No entanto, pesquisas indicam que o kaempferol devido as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, pode ter efeitos benéficos na proteção neurológica e no metabolismo ósseo. OBJETIVO: Avaliamos o efeito do tratamento neonatal com kaempferol em ratos submetidos à paralisia cerebral experimental sobre parâmetros morfológicos ósseos. MÉTODOS: Foram utilizados 48 ratos machos da linhagem Wistar distribuídos nos subgrupos: a) Controle Veículo (CV), b) Controle Kaempferol (CK), c) Paralisia Cerebral Veículo (PCV), d) PC Kaempferol (PCK). Após o desmame, os animais foram separados em gaiolas individuais até os 36 dias de vida pós-natal, quando foram eutanasiados para coleta e análise de tecidos ósseos. RESULTADOS: Observamos redução do peso e do comprimento absoluto da tíbia pela paralisia cerebral, o kaempferol, por sua vez, apenas aumentou o número de lacunas de osteócitos da tíbia. CONCLUSÃO: Os dados obtidos em nosso estudo podem contribuir para a o estudo e inclusão de estratégias nutricionais e farmacológicas terapêuticas a fim de atenuar os déficits ósseos de crianças acometidas pela PC.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55001
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC REBECA FALCÃO.pdf684,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons