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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54970

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPRYSTHON, Ângela Freire-
dc.contributor.authorSAMPAIO, Renato Souto Maior-
dc.date.accessioned2024-02-02T16:29:06Z-
dc.date.available2024-02-02T16:29:06Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Renato Souto Maior. Deslocamentos luso-paisagísticos: artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54970-
dc.description.abstractEsta pesquisa, a partir de uma aproximação cultural atrelada ao audiovisual, pretende articular alguns conceitos, como cinema de viagem, artifício, memória, nostalgia, melancolia e paisagem, com o intuito de problematizar e investigar a presença de todos esses elementos no cinema do realizador português Miguel Gomes. O desenvolvimento da dissertação intenta lançar mão tanto de um lastro teórico- conceitual sobre os temas anteriormente pontuados, quanto de uma abordagem atravessada pelo viés dos estudos e gêneros cinematográficos, não em uma proposta ensimesmada de análise fílmica, mas sim uma combinação entre a filmografia aqui proposta e esses autores e imagens trazidos ao longo do texto. O trabalho pretende, ainda, buscar uma metodologia que envolva os campos da teoria juntamente a um exercício ensaístico de produção científica. O corpus aqui escolhido envolve, em especial, os longas-metragens de Gomes, sendo eles, cronologicamente, A Cara Que Mereces (2004), Aquele Querido Mês de Agosto (2008), Tabu (2012), As Mil e uma Noites (2015) e Diários de Otsoga (2021). Almeja-se, assim, a elaboração de uma cartografia desse cineasta e de seu lugar no mundo, nesse caso por meio do cinema contemporâneo lusitano, mas este também inserido dentro de um fluxo internacional e em diálogo com diversas outros temas e produções, referentes e promovedores de uma criação viajante destas obras todas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectSaudadept_BR
dc.subjectArtifíciopt_BR
dc.subjectMiguel Gomespt_BR
dc.titleDeslocamentos luso-paisagísticos : artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1596598776801246pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8839343621880140pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research, from a cultural approach linked to the audiovisual, intends to articulate some concepts, such as travel cinema, artifice, memory, nostalgia, melancholy and landscape, in order to problematize and investigate the presence of all these elements in the cinema of the Portuguese director Miguel Gomes. The development of the dissertation intends to make use of both a theoretical-conceptual ballast on the themes previously punctuated, as well as an approach crossed by the bias of film studies and genres, not in a closed proposal of film analysis, but rather a combination between the filmography proposed here and these authors and images brought throughout the text. The work also intends to seek a methodology that involves the fields of theory along with an essay exercise of scientific production. The corpus chosen here involves, in particular, Gomes' feature films, which are, chronologically, The Facce You Deserve (2004), Our Beloved Month Of August (2008), Tabu (2012), Arabian Nights (2015), The Tsugua Diaries (2021). It is intended, therefore, the elaboration of a cartography of this filmmaker and his place in the world, in this case through the contemporary Lusitanian cinema, but this also inserted within an international flow and in dialogue with several other themes and productions, referring and promoting a traveling creation of these works all.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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