Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54970
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PRYSTHON, Ângela Freire | - |
dc.contributor.author | SAMPAIO, Renato Souto Maior | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T16:29:06Z | - |
dc.date.available | 2024-02-02T16:29:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Renato Souto Maior. Deslocamentos luso-paisagísticos: artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54970 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, a partir de uma aproximação cultural atrelada ao audiovisual, pretende articular alguns conceitos, como cinema de viagem, artifício, memória, nostalgia, melancolia e paisagem, com o intuito de problematizar e investigar a presença de todos esses elementos no cinema do realizador português Miguel Gomes. O desenvolvimento da dissertação intenta lançar mão tanto de um lastro teórico- conceitual sobre os temas anteriormente pontuados, quanto de uma abordagem atravessada pelo viés dos estudos e gêneros cinematográficos, não em uma proposta ensimesmada de análise fílmica, mas sim uma combinação entre a filmografia aqui proposta e esses autores e imagens trazidos ao longo do texto. O trabalho pretende, ainda, buscar uma metodologia que envolva os campos da teoria juntamente a um exercício ensaístico de produção científica. O corpus aqui escolhido envolve, em especial, os longas-metragens de Gomes, sendo eles, cronologicamente, A Cara Que Mereces (2004), Aquele Querido Mês de Agosto (2008), Tabu (2012), As Mil e uma Noites (2015) e Diários de Otsoga (2021). Almeja-se, assim, a elaboração de uma cartografia desse cineasta e de seu lugar no mundo, nesse caso por meio do cinema contemporâneo lusitano, mas este também inserido dentro de um fluxo internacional e em diálogo com diversas outros temas e produções, referentes e promovedores de uma criação viajante destas obras todas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Saudade | pt_BR |
dc.subject | Artifício | pt_BR |
dc.subject | Miguel Gomes | pt_BR |
dc.title | Deslocamentos luso-paisagísticos : artifício, memória e saudade no cinema de Miguel Gomes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1596598776801246 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8839343621880140 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research, from a cultural approach linked to the audiovisual, intends to articulate some concepts, such as travel cinema, artifice, memory, nostalgia, melancholy and landscape, in order to problematize and investigate the presence of all these elements in the cinema of the Portuguese director Miguel Gomes. The development of the dissertation intends to make use of both a theoretical-conceptual ballast on the themes previously punctuated, as well as an approach crossed by the bias of film studies and genres, not in a closed proposal of film analysis, but rather a combination between the filmography proposed here and these authors and images brought throughout the text. The work also intends to seek a methodology that involves the fields of theory along with an essay exercise of scientific production. The corpus chosen here involves, in particular, Gomes' feature films, which are, chronologically, The Facce You Deserve (2004), Our Beloved Month Of August (2008), Tabu (2012), Arabian Nights (2015), The Tsugua Diaries (2021). It is intended, therefore, the elaboration of a cartography of this filmmaker and his place in the world, in this case through the contemporary Lusitanian cinema, but this also inserted within an international flow and in dialogue with several other themes and productions, referring and promoting a traveling creation of these works all. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Renato Souto Maior Sampaio.pdf | 4,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons