Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54962

Compartilhe esta página

Título: Agregações reprodutivas da espécie recifal de importância econômica Ocyurus chrysurus (Lutjanidae) no Nordeste do Brasil, Atlântico Sudoeste
Autor(es): SALES, Jaqueline Cassimiro de
Palavras-chave: Ocyurus chrysurus; Lutjanidae; Agregações reprodutivas; Pesca
Data do documento: 3-Out-2023
Citação: Sales, Jaqueline Cassimiro de. Agregações reprodutivas da espécie recifal de importância econômica Ocyurus chrysurus (Lutjanidae) no Nordeste do Brasil, Atlântico Sudoeste.2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Oceanografia, Departamento de Oceanografia, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: A guaiúba (Ocyurus chrysurus, Lutjanidae) é uma espécie de peixe recifal de interesse econômico presente no Atlântico Sul. Várias espécies da família Lutjanidae formam agregações reprodutivas transientes, um evento biológico que concentra um grande número de indivíduos e é de grande importância para a manutenção populacional e reposição do estoque pesqueiro. Agregações reprodutivas podem ser previstas no tempo e no espaço, atraem e concentram esforço pesqueiro, e assim, a identificação de seus locais de ocorrência é uma ferramenta essencial para o manejo pesqueiro. O presente estudo verificou o histórico de estudos da espécie através de uma análise bibliométrica e identificou possíveis agregações através de indicadores de abundância relativa, identificados pela presença de outliers e far-outliers, utilizando dados de desembarques pesqueiros. Estes outliers foram comparados com o índice Gonadossomático (IGS) e confirmou as agregações através de análises histológicas de determinação do estágio reprodutivo. Foram analisados dados de 147 desembarques de pesca de linha no litoral sul de Pernambuco (municípios de Tamandaré e São José da Coroa Grande) e litoral norte de Alagoas (município de Maragogi), com registros de captura de 2991 exemplares da espécie. Os dados do desembarque pesqueiro foram obtidos pelo projeto Pró Arribada, Ecorregião Nordeste. Dados relativos às pescarias, incluindo biometria da captura e amostras biológicas, foram obtidos durante os desembarques. O índice de abundância utilizado para identificação de agregações foi a Captura por Unidade de Esforço (CPUE), expressa em Quilogramas (kg) / (Nº de pescadores * dias de pesca). A tendência de aumento da produção científica foi observada, assim como o interesse em estudos referentes a reprodução, mesmo que no inicio. Foram identificados altos valores de CPUE em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, com alguns outliers também nos meses de Março e Abril. Os meses Dezembro e Março foram os que apresentaram maiores valores quanto ao IGS, e o maior número de outliers. As análises histológicas comprovaram um padrão de desova parcelada para a espécie e com o verão e outono com a maior presença de ovócitos hidratados e indicadores de desova recente. Estes resultados indicam que a guaiúba forma agregações reprodutivas e sítios de desova identificados se encontram na Área Marinha Ecologicamente ou Biologicamente Significante (EBSA). O manejo e conservação dos locais destes eventos são essenciais para a perpetuação da espécie e sustentabilidade pesqueira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54962
Aparece nas coleções:(TCC) - Oceanografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Oceanografia UFPE Jaqueline C S.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons