Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5492
Título: Análise do descarte de lâmpadas fluorescentes na cidade do Recife
Autor(es): SILVA, Fernanda Maria Dias da
Palavras-chave: Mercúrio;Lâmpadas fluorescentes;Reciclagem
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Dias da Silva, Fernanda; Benzaquen Sicsu, Abraham. Análise do descarte de lâmpadas fluorescentes na cidade do Recife. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: As lâmpadas fluorescentes utilizadas pelas pessoas no dia-a-dia não causam perigo ao homem, nem ao meio ambiente, mas ao final da sua vida útil a preocupação com o seu descarte é fundamental, pois no interior dessas lâmpadas há mercúrio, metal tóxico, classificado pela norma NBR 10.004 como resíduo perigoso. O objetivo deste trabalho é analisar o descarte das lâmpadas fluorescentes na cidade do Recife, descrevendo como se dá atualmente esse descarte na capital pernambucana e, em seguida, identificar as diversas tecnologias para destinação das lâmpadas pós-uso utilizadas no Brasil e, selecionar trabalhos que possam ser ou foram colocados em prática com o descarte das lâmpadas ao final da sua vida útil contribuindo assim para a preservação do meio ambiente, além de analisar alternativas para a cidade do Recife. O foco maior deste trabalho foi com o descarte residencial e estabelecimentos onde a Prefeitura Municipal de Recife é responsável pelo sistema de coleta dos resíduos sólidos. Foi feita entrevista com o responsável pelo programa Coleta Seletiva da EMLURB Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana. Foram distribuídos questionários destinados aos estabelecimentos e às empresas que descontaminam lâmpadas fluorescentes no estado de Pernambuco. Pesquisas foram feitas em relação às legislações federal, estadual e municipal à respeito do descarte de lâmpadas. fluorescentes. Constatou-se através dos questionários que há três empresas que descontaminam lâmpadas fluorescentes no estado de Pernambuco, só que entre elas apenas uma informa no seu site que faz este tipo de prestação de serviço e que o foco dessas empresas são as indústrias. Verificouse que o descarte das lâmpadas pós-uso gerados pelas residências, comércio, escolas, universidades públicas e privadas na cidade do Recife têm como destino final o lixo comum. As Indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte dão destino correto a elas motivados por uma legislação estadual de Pernambuco que os obriga a darem destino correto as lâmpadas pós-uso que geram. No Brasil, há empresas que têm tecnologia para fazerem a descontaminação das lâmpadas. Há trabalhos criativos, tal como a logística reversa, o desenvolvimento de um coletor solar utilizando reciclagem de lâmpadas fluorescentes e o reaproveitamento do vidro das lâmpadas fluorescentes na produção de fritas para o revestimento cerâmico que possibilitam a preservação do meio ambiente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5492
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo561_1.pdf2,5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.