Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54887
Compartilhe esta página
Título: | Dificuldades da aprendizagem matemática no ensino médio |
Autor(es): | ALMEIDA, Ialle Manoela BARBOSA, Michele Romana da Silva |
Palavras-chave: | Estigmas; Cálculos; Dificuldades |
Data do documento: | 30-Abr-2023 |
Citação: | BARBOSA, Michele Romana da Silva; ALMEIDA, Ialle Manoela. Dificuldades da aprendizagem matemática no ensino médio, 2024, Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho discute sobre o impacto de algumas práticas de ensino e aprendizagem durante a Educação básica que podem dificultar a aprendizagem matemática no ensino médio, visando compreender se são passíveis de total descarte no ciclo de ensino ou apenas de retificação. Em suma, a Matemática é carregada de estigmas, já que por se tratar de uma ciência exata, necessita de maior cuidado, na busca pelos resultados necessários aos cálculos, portanto, os alunos costumam taxá- la de difícil, além de em alguns casos descartá-la totalmente dos momentos de estudo em casa, já que acreditam não serem capazes de aprender, contudo, faz-se necessário diagnosticar as raízes de tais dificuldades, que podem ser, entre outros, de caráter metodológico, devido à formação inadequada de alguns profissionais da área, ou devido à falta de interesse por parte dos alunos. Geralmente se iniciam nos anos iniciais da Educação Básica, perpassando todo o ensino fundamental e se consolidando no Ensino Médio, momento em que os alunos deveriam estar familiarizados ao menos com o nível intermediário da disciplina abordada no currículo nacional de educação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54887 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - IALLE MANOELA ALMEIDA E MICHELE ROMANA DA SILVA BARBOSA-1.pdf | 600,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons