Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54878
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Risocleide Aparecida Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-30T12:36:54Z | - |
dc.date.available | 2024-01-30T12:36:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Risocleide Aparecida Maria da. Formação continuada de professores/as no âmbito do Programa Criança Alfabetizada: repercussões nas práticas de ensino da leitura e da escrita no final da Educação Infantil e no 1o ano do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54878 | - |
dc.description.abstract | Este estudo, de natureza qualitativa, objetivou investigar as repercussões do curso de formação continuada do Programa Criança Alfabetizada (PCA) nas práticas cotidianas de ensino da leitura e da escrita de professores/as do último ano da Educação Infantil e do 1o ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa duas professoras, sendo uma de Educação Infantil - 5 anos e a outra do 1o ano do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa documental, a observação participante e a entrevista semiestruturada. O lócus investigativo deste estudo foi uma instituição escolar localizada na região agreste do Estado de Pernambuco. Percebemos, que, nas práticas da professora de Educação Infantil, estavam presentes desde a cópia da lousa até o trabalho com o Projeto Detetive das Palavras, que apresentava propostas de alfabetização e de letramento, temas presentes nas formações municipais do PCA. As práticas de ensino da leitura e da escrita da professora do 1° ano consistiam, em sua maioria, em exercícios de base tradicional, como a leitura/recitação do alfabeto e das famílias silábicas. Visualizamos as repercussões das formações do PCA em alguns momentos de suas práticas, principalmente no que se refere à utilização dos materiais do Programa (Almanaque 1). Enfatizamos que, apesar de ter sido um tema tratado nas formações do município, conforme constante nas pautas formativas, a docente retrabalhou os comandos de algumas atividades presentes no Almanaque 1 e adaptou-os à sua turma. De modo geral, havia, nas práticas das duas professoras, a presença intensa de atividades de alfabetização de base tradicional, indicando que, apesar de terem adotado algumas propostas (ainda que poucas) das formações do Programa, os elementos que prevaleceram nos processos de ensino/aprendizagem estavam mais relacionados ao que aprenderam em outros tempos e espaços profissionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Programa de alfabetização – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Leitura – Estudo e ensino – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Escrita – Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores/as no âmbito do Programa Criança Alfabetizada : repercussões nas práticas de ensino da leitura e da escrita no final da Educação Infantil e no 1o ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3068945820466887 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study, with a qualitative approach, aimed to investigate the repercussions of the continuing training course of the Programa Criança Alfabetizada (PCA) on the daily practices of teaching reading and writing of teachers in the last year of Early Childhood Education and the 1st year of Elementary School. Two teachers have participated in this research, one from Early Childhood Education (5 years old students) and the other from the 1st year of Elementary School. Therefore, we have used documentary research, partaker observation and semi-structured interviews as methodological procedures. The investigative locus of this study was a school located in the “agreste” region of the State of Pernambuco. We have noticed that everything was present in the Early Childhood Education teacher’s practices, from copying the blackboard to working with the Detetive das Palavras Project and the latter presented literacy proposals, themes present in the PCA's municipal training. The first year teacher's reading and writing teaching practices consisted, most of the time, of traditional basic exercises, such as reading/reciting the alphabet and syllabic families. We visualize the repercussions of the PCA training in some moments of their practices, mainly regarding the use of Program materials (Almanaque 1). We emphasize that, despite it has been a topic covered in the municipal's training sessions, we constantly followed the training guidelines. The teacher worked one more time with the commands for some activities present in Almanaque 1 and adapted them to the class. In general, there was, in the practices of the two teachers, an intense presence of traditional-based literacy activities, reducing the fact that, despite having adopted some proposals (only a few, however) from the Program's training, the elements that prevailed in the teaching processes/learning were more related to what they have learned in other times and professional spaces. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Risocleide Aparecida Maria da Silva.pdf | 4,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons